Lumigan Colirio 5ML

  • Fabricante: Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda - 43426626000177
  • Categoria: Olhos
  • Princípio ativo: Bimatoprosta
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    LUMIGAN ® é indicado para a redução da pressão aumentada dentro dos olhos em pacientes com glaucoma de ângulo aberto, glaucoma de ângulo fechado em pacientes submetidos previamente a iridotomia ou hipertensão ocular.

  • Como este medicamento funciona?

    LUMIGAN ® é uma solução oftálmica destinada a reduzir a pressão aumentada dentro dos olhos, especialmente em casos de glaucoma.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    LUMIGAN ® é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a bimatoprosta ou qualquer um dos componentes de sua fórmula.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    LUMIGAN ® é um medicamento de uso exclusivamente oftálmico. Deve ser utilizado com cautela em pacientes com inflamação intraocular aguda, pois a inflamação pode ser agravada. A presença de edema macular deve ser considerada em pacientes com fatores de risco conhecidos. Relatos indicam escurecimento e aumento do crescimento dos cílios, além de alterações na pele ao redor dos olhos. Evitar a contaminação do produto, não permitindo que a ponta do frasco entre em contato com outras superfícies. O produto não foi estudado em condições inflamatórias oculares. Gravidez: não deve ser utilizado sem orientação médica. Lactação: recomenda-se consultar o médico antes do uso. Uso em crianças não é recomendado. Cautela em pacientes com insuficiência renal ou hepática. Não deve ser aplicado durante o uso de lentes de contato. Recomenda-se aguardar 15 minutos após a aplicação antes de recolocar as lentes.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    LUMIGAN ® deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C), não necessitando refrigeração. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 85 dias. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. Antes de usar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize LUMIGAN caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco. A solução já vem pronta para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do medicamento. Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. A dose usual é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia (de preferência à noite), com intervalo de aproximadamente 24 horas entre as doses. A dose não deve exceder a uma dose única diária, pois foi demonstrado que a administração mais frequente pode diminuir o efeito do medicamento sobre a pressão intraocular elevada. Feche bem o frasco depois de usar. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso esqueça de utilizar o medicamento, aplique na manhã seguinte e depois aplique a próxima dose no horário habitual, à noite. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Assim como em qualquer medicamento, podem ocorrer reações indesejáveis com a aplicação de LUMIGAN. As reações adversas oculares relatadas mais comuns com LUMIGAN por ordem de frequência foram: hiperemia (vermelhidão) conjuntival, hiperemia (vermelhidão) dos olhos, crescimento dos cílios e prurido (coceira) nos olhos. Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): conjuntivite alérgica, astenopia (vista cansada), blefarite (inflamação das pálpebras), escurecimento da pálpebra, edema (inchaço) conjuntival, secreção ocular, irritação ocular, dor ocular, alteração (escurecimento) da cor dos cílios, eritema (vermelhidão) palpebral, prurido (coceira) palpebral, aumento da pigmentação (escurecimento) da íris, aumento do lacrimejamento, secura ocular, ardor ocular, sensação de corpo estranho nos olhos, distúrbios visuais, visão borrada, fotofobia, ceratite puntacta (inflamação da córnea), hiperpigmentação (escurecimento) da pele.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.