Lutab é indicado para tratar adultos, crianças e adolescentes (acima de 13 anos) com episódios depressivos associados ao transtorno bipolar I, em monoterapia, e para tratar adultos com episódios depressivos associados ao transtorno bipolar I, combinado ao lítio ou ao valproato. O transtorno bipolar é uma condição por tempo prolongado em que você apresenta períodos de depressão (baixas) e períodos de mania (altas). Lutab também é indicado para tratar adultos e adolescentes acima de 15 anos com esquizofrenia. A esquizofrenia é um transtorno com sintomas tais como ouvir coisas, ver ou sentir coisas que não existem, convicções distorcidas, desconfiança incomum, introversão, fala e comportamento incoerentes e monotonia emocional.
Como este medicamento funciona?
Lutab pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antipsicóticos atípicos que melhoram os sintomas de alguns transtornos mentais como esquizofrenia e episódios depressivos associados ao transtorno bipolar.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome Lutab se você: for alérgico ao cloridrato de lurasidona ou a qualquer um dos ingredientes de Lutab, descritos no item COMPOSIÇÃO. Estiver tomando outros medicamentos como o cetoconazol ou a rifampicina. De qualquer maneira, consulte o seu médico se não tiver certeza se está tomando qualquer um desses medicamentos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de você tomar Lutab, informe ao seu médico se você ou a sua família apresentam ou já apresentaram: psicose relacionada à demência (particularmente em idosos); sindrome neuroléptica maligna; discinesia tardia; doença do sangue com número reduzido de leucócitos; comportamento ou pensamentos suicidas; diabetes; níveis elevados de prolactina; níveis elevados de colesterol total, triglicerídeos ou LDL-colesterol; valores extremamente baixos de pressão arterial; crises convulsivas; problemas hepáticos ou renais; e outras condições médicas. Gravidez (categoria B): Lutab não é recomendado para uso durante a gravidez ou o aleitamento. Não se sabe se Lutab passa para o leite materno. O uso deste medicamento em crianças com idade inferior a 13 anos não é recomendado, pois a segurança e a eficácia ainda não foram estabelecidas nesse grupo etário. Informe ao seu médico se estiver tomando qualquer outro medicamento, especialmente se este medicamento atuar no cérebro ou reduzir a pressão arterial. Enquanto estiver tomando Lutab, você deve evitar toranja / grapefruit, pois essa fruta pode afetar a quantidade de Lutab no sangue. Você não deve dirigir ou operar máquinas, pois Lutab pode causar sonolência, tontura ou desmaios.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Lutab pode causar efeitos colaterais como tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Além disso, o medicamento pode não ser recomendado em casos de psicose relacionada à demência, sindrome neuroléptica maligna, discinesia tardia, doença do sangue com número reduzido de leucócitos, comportamento ou pensamentos suicidas, diabetes, níveis elevados de prolactina, entre outros problemas de saúde mencionados nas recomendações e contraindicações. É importante que o paciente informe ao médico sobre condições médicas preexistentes e outros medicamentos em uso para evitar interações e complicações.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?