Lutab é indicado para tratar adultos, crianças e adolescentes (acima de 13 anos) com episódios depressivos associados ao transtorno bipolar I, em monoterapia, e para tratar adultos com esses episódios, combinado ao lítio ou ao valproato. O transtorno bipolar é uma condição que envolve períodos de depressão e períodos de mania. Lutab também é indicado para tratar adultos e adolescentes acima de 15 anos com esquizofrenia, um transtorno com sintomas como alucinações, convicções distorcidas, e comportamento incoerente.
Como este medicamento funciona?
Lutab pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antipsicóticos atípicos que melhoram os sintomas de alguns transtornos mentais como esquizofrenia e episódios depressivos associados ao transtorno bipolar.
Quando não devo usar este medicamento?
- Não tome Lutab se você: for alérgico ao cloridrato de lurasidona ou a qualquer um dos ingredientes de Lutab, descritos no item COMPOSIÇÃO. - estiver tomando outros medicamentos como o cetoconazol ou a rifampicina. De qualquer maneira, consulte o seu médico se não tiver certeza se está tomando qualquer um desses medicamentos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de você tomar Lutab, informe ao seu médico se você ou a sua família apresentam ou já apresentaram: psicose relacionada à demência (particularmente em idosos); síndrome neuroléptica maligna; discinesia tardia; doença do sangue com número reduzido de leucócitos; comportamento ou pensamentos suicidas; diabetes ou nível de açúcar elevado no sangue; níveis elevados de prolactina; níveis elevados de colesterol total, triglicerídeos ou LDL-colesterol; valores extremamente baixos de pressão arterial; crises convulsivas; problemas hepáticos ou renais; e quaisquer outras condições médicas. Gravidez (categoria B) - Lutab não é recomendado para uso durante a gravidez ou o aleitamento. Informe ao seu médico sobre outros medicamentos que você esteja tomando, pois pode ser necessário alterar a dose de Lutab. Evite o consumo de toranja/grapefruit, pois essa fruta pode afetar a quantidade de Lutab no sangue. Não dirija ou opere máquinas até saber como Lutab afeta você, pois pode causar sonolência, tontura, desmaios ou perda da consciência.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Lutab pode causar efeitos adversos como tontura, desmaios ou perda da consciência, o que pode expor o paciente a quedas ou acidentes. Além disso, pode haver sonolência, afetando a capacidade de dirigir e operar máquinas. É importante também mencionar que casos de síndrome neuroléptica maligna, discinesia tardia e comportamentos suicidas foram associados ao uso de antipsicóticos. Pacientes com diabetes, níveis elevados de prolactina, colesterol alterado e problemas cardiovasculares também devem ter cautela ao usar este medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Lutab, recomenda-se que a pessoa procure imediatamente um médico ou um serviço de saúde. Não há informações específicas sobre a superdosagem na bula, mas é importante que um profissional de saúde avalie a situação e ofereça as orientações adequadas.