Cloridrato de memantina é indicado para o tratamento da doença de Alzheimer moderada a grave.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de memantina atua como um antagonista dos receptores NMDA, melhorando a transmissão dos sinais nervosos e a memória. Ele é utilizado no tratamento da doença de Alzheimer moderada a grave, tratando a perda de memória associada a esta condição que se deve às alterações na transmissão de sinais no cérebro.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tomar cloridrato de memantina se você for alérgico ao cloridrato de memantina ou a qualquer outro componente da formulação. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante avisar ao seu médico se teve ou tem algum problema de saúde. Fale com seu médico principalmente se você: tem epilepsia; teve infarto do miocárdio (ataque cardíaco) recente; sofre de comprometimento cardíaco congestivo; sofre de hipertensão (pressão arterial alta) não controlada. Nestas situações, o tratamento deve ser supervisionado cuidadosamente e os benefícios clínicos do cloridrato de memantina devem ser avaliados pelo seu médico regularmente. Se você tem comprometimento do funcionamento dos rins, o seu médico deverá monitorar cuidadosamente a sua função renal e, se necessário, ajustar as doses de cloridrato de memantina. Além disso, deve ser evitada a utilização de medicamentos como a amantadina, quetamina e dextrometorfano em paralelo ao tratamento com o cloridrato de memantina. A condução de veículos e a utilização de máquinas podem ser afetadas, portanto, consulte o seu médico sobre sua capacidade para estas atividades. Informe ao seu médico caso esteja grávida ou se pretende engravidar, pois a utilização do cloridrato de memantina em mulheres grávidas não é recomendada e mulheres que o tomem não devem amamentar.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Cloridrato de memantina deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos de cloridrato de memantina devem ser administrados por via oral, preferencialmente com água. Para obter o maior benefício do seu medicamento, deve tomá-los todos os dias, à mesma hora do dia, com ou sem alimentos. Os comprimidos de cloridrato de memantina podem ser partidos, mas não devem ser mastigados. A dosagem inicial recomendada é de 5 mg diários na primeira semana, aumentando para 10 mg na segunda semana e 15 mg na terceira semana. A partir da quarta semana, o tratamento pode ser continuado com a dose de manutenção de 20 mg por dia. O seu médico deve reavaliar regularmente a tolerância e a dosagem da memantina. Duração do tratamento com cloridrato de memantina: Continue a tomar cloridrato de memantina enquanto tiver um efeito benéfico. O seu médico deve avaliar o tratamento regularmente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça de tomar uma dose cloridrato de memantina, espere e tome a dose seguinte na hora habitual. - Não tome a dose em dobro para compensar a dose que você esqueceu de tomar.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Reação comum - ocorre entre 1% e 10% (> 1/100 e ≤ 1/10) dos pacientes que utilizam este medicamento: • Dor de cabeça, sonolência, prisão de ventre, tonturas, distúrbios de equilíbrio, falta de ar (dispneia), pressão arterial elevada, hipersensibilidade ao medicamento e testes de função do fígado elevados. A doença de Alzheimer tem sido associada à depressão, pensamentos suicidas e suicídio. Estes efeitos têm sido notificados com pacientes tratados com o cloridrato de memantina. Se algum dos efeitos secundários agravar ou se detectar quaisquer efeitos adversos não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Geralmente, utilizar muito cloridrato de memantina não agrava sua saúde. Você pode experimentar o aumento dos sintomas descritos na seção QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR? Se ingerir altas concentrações de cloridrato de memantina, contate seu médico imediatamente ou vá ao hospital mais próximo, mesmo na ausência de desconforto ou sinais de intoxicação, para que sejam realizados os procedimentos médicos adequados. Não existe antídoto específico. O tratamento é sintomático e de suporte. Leve a caixa do medicamento ao médico ou hospital. Sintomas de superdose incluem cansaço, fraqueza e/ou diarreia