O cloridrato de memantina é indicado para o tratamento da doença de Alzheimermoderada a grave.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de memantina atua como um antagonista dos receptores do tipo N-metil-D-aspartato (NMDA) no cérebro, melhorando a transmissão dos sinais nervosos e a memória. A perda de memória associada à doença de Alzheimer está relacionada a alterações na transmissão de sinais nervosos, e a memantina ajuda a corrigir essas alterações.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tomar este medicamento se você for alérgico ao cloridrato de memantina ou a qualquer outro componente da formulação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Avise ao seu médico se teve ou tem algum problema de saúde. Fale com seu médico principalmente se você: tem epilepsia; teve infarto do miocárdio (ataque cardíaco) recente; sufre de comprometimento cardíaco congestivo; sufre de hipertensão (pressão arterial alta) não controlada. Nestas situações, o tratamento deve ser supervisionado cuidadosamente e os benefícios clínicos do cloridrato de memantina devem ser avaliados pelo seu médico regularmente. Se você tem comprometimento do funcionamento dos rins, o seu médico deverá monitorar cuidadosamente a sua função renal e, se necessário, ajustar as doses de cloridrato de memantina. Deve ser evitada a utilização de medicamentos como a amantadina (para o tratamento da doença de Parkinson), quetiapina, dextrometorfano e outros antagonistas do NMDA em paralelo ao tratamento com cloridrato de memantina. Condução de veículos e utilização de máquinas: O seu médico lhe dirá se sua doença lhe permite conduzir e utilizar máquinas com segurança. Além disso, o cloridrato de memantina pode alterar a sua capacidade de reação, o que pode comprometer a sua capacidade de conduzir ou operar máquinas. Durante o tratamento, o paciente precisa ter especial atenção ao dirigir veículos ou operar máquinas, pois a sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Gravidez e aleitamento: Informe o seu médico caso esteja grávida ou pretenda engravidar. A utilização do cloridrato de memantina em mulheres grávidas não é recomendada. Mulheres que tomem cloridrato de memantina não devem amamentar. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger do calor e da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de memantina deve ser administrado por via oral, preferencialmente com água. Para obter o maior benefício do seu medicamento, deve tomá-lo todos os dias, à mesma hora do dia, com ou sem alimentos. O comprimido de cloridrato de memantina pode ser partido, mas não deve ser mastigado. A tolerância e a dosagem da memantina devem ser reavaliadas regularmente pelo seu médico, com a primeira avaliação ocorrendo após os três primeiros meses de tratamento. Somente o médico pode avaliar e decidir pela manutenção ou descontinuação do tratamento. A dose recomendada é de 20 mg por dia, sendo atingida da seguinte forma: semana 1: 5 mg/dia; semana 2: 10 mg/dia; semana 3: 15 mg/dia; a partir da semana 4.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
É recomendado procurar imediatamente um médico ou um centro de intoxicações caso alguém utilize uma quantidade maior do que a indicada de MEMANTINA TEUTO. O tratamento deve ser supervisionado e os benefícios clínicos devem ser avaliados pelo médico de acordo com a situação.