MESACOL MMX é indicado como anti-inflamatório de ação local no tratamento da colite ulcerativa ativa leve a moderada, na fase aguda (indução da remissão) e na manutenção da remissão.
Como este medicamento funciona?
MESACOL MMX contém mesalazina, um anti-inflamatório que atua no meio intestinal tratando a colite ulcerativa leve a moderada tanto na fase aguda, atuando na indução da remissão, quanto na manutenção da remissão. O exato mecanismo de ação de MESACOL MMX ainda não está totalmente estabelecido, mas sabe-se que exerce ação local, reduzindo a inflamação e inibindo uma enzima (a cicloxigenase) responsável pela liberação de prostaglandinas pela mucosa do intestino grosso (cólon). A tecnologia especial MMX protege o ingrediente ativo de MESACOL MMX, permitindo a liberação apenas quando alcança a porção terminal do intestino delgado e o intestino grosso, garantindo distribuição adequada ao longo do cólon e permitindo administração uma vez ao dia com eficácia clínica comprovada.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado por pacientes com: história de alergia à família de medicamentos conhecida como salicilatos (que inclui o ácido acetilsalicílico), à mesalazina, à sulfassalazina ou a qualquer um dos componentes da fórmula; insuficiência hepática e/ou renal graves; úlcera gástrica e duodenal ativa; tendência elevada a sangramento. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
MESACOL MMX deve ser administrado com precaução e cuidado a pacientes com história de úlcera no estômago ou no duodeno, com a função renal ou hepática prejudicada (leve a moderada), a pacientes asmáticos ou com problemas crônicos da função pulmonar ou que tenham tido inflamação do coração (miocardite ou pericardite). Em caso de ocorrência de problemas renais durante o tratamento, o médico deve ser informado e deve-se suspeitar de nefrotoxicidade induzida pela mesalazina. Relatos de diminuição do funcionamento dos rins (incluindo inflamação, lesão dos rins e insuficiência renal com alterações mínimas) têm sido relacionadas a medicamentos contendo mesalazina. O tratamento deve ser interrompido se houver evidência de insuficiência renal. Este medicamento não deve ser administrado durante a gravidez e a amamentação, exceto quando absolutamente necessário e os benefícios superarem os riscos. Reações adversas cutâneas graves, como síndrome de Stevens-Johnson (SSJ), necrólise epidérmica tóxica (NET) e síndrome de DRESS foram relatados com o uso de mesalazina.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente entre 15°C e 30°C. Proteger da umidade e do calor. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
MESACOL MMX é um medicamento para uso exclusivo por via oral. No tratamento da colite ulcerativa leve a moderada, a dose usual para adultos acima de 18 anos é de 2.400 mg a 4.800 mg (dois a quatro comprimidos) ao dia, tomados em dose única. Caso esteja tomando a dose mais elevada (4.800 mg/dia), você deverá ser reavaliado após oito semanas de tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de MESACOL pode causar alguns efeitos colaterais e males, incluindo:
Reações adversas cutâneas graves, como síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e síndrome de DRESS (Rash Medicamentoso com Eosinofilia e Sintomas Sistêmicos).
Possibilidade de insuficiência renal, incluindo inflamação, lesão dos rins e insuficiência renal.
Relatos de diminuíção do funcionamento dos rins associados ao uso de mesalazina.
Em casos de intolerância, pode ocorrer Síndrome da Intolerância Aguda, com sintomas como cólicas, dor abdominal, diarreia com sangue, febre, dor de cabeça e erupção cutânea.
Hipertensão intracraniana idiopática (pseudotumor cerebral) foi relatada em pacientes tratados com mesalazina.
É fundamental que o paciente informe ao médico sobre quaisquer efeitos adversos e busque orientação em caso de problemas durante o tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de MESACOL, recomenda-se interromper o tratamento e entrar em contato com o médico imediatamente. É importante monitorar a função renal, especialmente no início do tratamento, pois o uso excessivo pode estar relacionado a problemas renais. Devido à possibilidade de ocorrências adversas, como síndrome da intolerância aguda, que pode incluir sintomas como cólicas, dor abdominal aguda e diarreia com sangue, a retirada do medicamento é necessária caso esses sintomas apareçam.