A mesalazina é indicada como anti-inflamatório de ação local no tratamento da colite ulcerativa ativa leve a moderada, na fase aguda (indução da remissão) e na manutenção da remissão.
Como este medicamento funciona?
A mesalazina é um anti-inflamatório que atua no meio intestinal tratando a colite ulcerativa leve a moderada tanto na fase aguda atuando na indução da remissão quanto na manutenção da remissão. O exato mecanismo de ação da mesalazina ainda não está totalmente estabelecido, mas sabe-se que exerce ação local reduzindo a inflamação e inibindo uma enzima (a cicloxigenase) responsável pela liberação de prostaglandinas pela mucosa do intestino grosso (cólon). O início da melhora dos sintomas é observado a partir do 14º dia de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado por pacientes com: história de alergia à família de medicamentos conhecida como salicilatos (que inclui o ácido acetilsalicílico), à mesalazina, à sulfassalazina ou a qualquer um dos componentes da fórmula; insuficiência hepática e/ou renal graves; úlcera gástrica e duodenal ativa; tendência elevada a sangramento. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. Além disso, é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Não use este medicamento caso tenha histórico de asma causada por uso anterior deste ou de outro medicamento com ação parecida ou caso tenha problemas no estômago.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A mesalazina deve ser administrada com precaução e cuidado a pacientes com história de úlcera no estômago ou no duodeno, com a função renal (do rim) ou hepática (do fígado) prejudicada (leve a moderada), a pacientes asmáticos ou com problemas crônicos da função pulmonar ou que tenham tido inflamação do coração (miocardite ou pericardite). Em caso de ocorrência de problemas renais durante o tratamento, o médico deve ser informado e deve-se suspeitar de nefrotoxicidade induzida pela mesalazina. Nestes casos recomenda-se monitorar a função renal, especialmente no início do tratamento. Em tratamentos prolongados é necessário monitorar regularmente a função renal (creatinina sérica). Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos. O uso da mesalazina pode levar a resultados falsamente elevados em testes laboratoriais ao medir a normetanefrina urinária. É necessário garantir ingestão adequada de líquidos durante o tratamento, pois casos de pedras no rim têm sido reportados. Durante a gravidez e a amamentação, a mesalazina só deve ser utilizada se os benefícios superarem os riscos. Pacientes idosos podem necessitar de ajuste de dose. Reações adversas cutâneas graves foram relatadas com o uso de mesalazina e devem ser monitoradas. O uso concomitante com outros medicamentos pode causar transtornos. Atenção a possíveis reações alérgicas devido aos corantes presentes.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A mesalazina deve ser administrada com precaução e cuidado a pacientes com história de úlcera no estômago ou no duodeno, com a função renal (do rim) ou hepática (do fígado) prejudicada (leve a moderada), a pacientes asmáticos ou com problemas crônicos da função pulmonar. Não tome este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico. Em casos de suspeita de Síndrome da Intolerância Aguda, é necessária a retirada imediata do medicamento. É necessário garantir ingestão adequada de líquidos durante o tratamento. O tratamento deve ser interrompido se houver evidência de insuficiência renal. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, deve tomar a dose assim que possível. No entanto, se já estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida. Não tome uma dose dupla para compensar a dose que se esqueceu de tomar.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O mesalazina pode causar diversos males, incluindo riscos de alergia, insuficiência hepática e/ou renal graves, úlcera gástrica e duodenal ativa, além de tendência elevada a sangramentos. É contraindicado em caso de suspeita de dengue, problemas no estômago, e história de asma induzida por medicamentos semelhantes. Durante o tratamento, é importante monitorar a função renal e estar atento a sintomas como cólicas, dor abdominal aguda, diarreia com sangue, e reações cutâneas graves como síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Também foi relatada a hipertensão intracraniana idiopática em pacientes tratados com mesalazina.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?