Mesilato de rasagilina é indicado para o tratamento da Doença de Parkinson em adultos. Pode ser usado associado ou não à levodopa e/ou agonistas dopaminérgicos.
Como este medicamento funciona?
Na Doença de Parkinson ocorre perda de células que produzem a dopamina (substância química envolvida no controle do movimento) no cérebro. Mesilato de rasagilina auxilia no aumento e manutenção dos níveis de dopamina no cérebro.
Quando não devo usar este medicamento?
Mesilato de rasagilina é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade (alergia) à rasagilina ou a qualquer componente da formulação. É contraindicado para uso por pacientes com insuficiência hepática grave (funcionamento anormal do fígado). Não deve ser administrado com medicamentos denominados inibidores da monoaminaoxidase (MAO), incluindo medicamentos e produtos naturais isentos de prescrição, e petidina. O início do tratamento com esses medicamentos deve dar-se ao menos 14 dias após a descontinuação do tratamento com mesilato de rasagilina. Adicionalmente, é contraindicado para uso concomitante com analgésicos narcóticos (tais como meperidina, propoxifeno, metadona), ciclobenzaprina e Hypericum perforatum (Erva de São João). Pacientes em tratamento não devem submeter-se à cirurgia que necessite de anestesia geral e o medicamento deve ser suspenso 14 dias antes da cirurgia. É também contraindicado para uso por pacientes com feocromocitoma (tumor geralmente benigno, localizado nas glândulas suprarrenais).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Deve-se ter cautela no uso de mesilato de rasagilina em pacientes com doenças hepáticas leves à moderadas. A Doença de Parkinson pode estar associada a um maior risco de carcinoma de pele. Recomenda-se avaliação dermatológica periódica em pacientes com histórico pessoal ou familiar de melanoma. Informe ao seu médico se você ou sua família/cuidador notar comportamentos anormais ou dificuldades no controle de impulsos. Os pacientes em tratamento podem apresentar comportamento compulsivo, pensamentos obsessivos e outros comportamentos de transtorno do controle dos impulsos. Mesilato de rasagilina pode causar sonolência e adormecimento durante atividades diárias, especialmente se usado com outros medicamentos dopaminérgicos. Este medicamento não é recomendado para pacientes com idade inferior a 18 anos. Informe ao seu médico sobre o uso de outros medicamentos, especialmente antidepressivos e analgésicos narcóticos. O uso de mesilato de rasagilina é contraindicado em grávidas e deve ser evitado em mulheres grávidas sem orientação médica. O tratamento pode afetar a capacidade de dirigir e operar máquinas, e recomenda-se cautela em relação ao uso de alimentos ricos em tiramina.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar o produto em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Mesilato de rasagilina deve ser administrado por via oral, sendo indicado para o tratamento da Doença de Parkinson em adultos. Pode ser utilizado associado ou não à levodopa e/ou agonistas dopaminérgicos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento mesilato de rasagilina pode causar os seguintes efeitos indesejáveis: sonolência e adormecimento durante atividades diárias, especialmente se em tratamento com outros medicamentos dopaminérgicos. Além disso, pode ocorrer comportamentos anormais e dificuldades no controle de impulsos, como comportamento compulsivo, pensamentos obsessivos, jogo patológico, gasto compulsivo, comportamento impulsivo e hipersexualidade. Também são possíveis tontura, desmaios ou perda de consciência, o que pode expor o paciente a quedas ou acidentes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?