Mestinon ® é indicado para o tratamento de doenças que afetam os músculos. Este medicamento é utilizado principalmente no diagnóstico e tratamento da miastenia grave, bem como em casos de doença de Little, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, mioatrofias espinhais, e paresias consecutivas à poliomielite. Ademais, pode ser utilizado na prevenção dos distúrbios pós-punção lombar e do meningismo pós-eletroencefalografia.
Como este medicamento funciona?
Os efeitos deste medicamento começam a se manifestar de forma lenta, sendo necessário continuar a tomar o medicamento pelo período que o médico recomendou. Durante o tratamento com Mestinon®, deve-se levar em consideração que o efeito se estabelece de forma progressiva, geralmente, 15 a 30 minutos após administração oral.
Quando não devo usar este medicamento?
O Mestinon ® está contraindicado nos casos de obstáculo mecânico ao nível do trato gastrointestinal ou nas vias urinárias, bem como em casos de conhecida hipersensibilidade à droga. Além disso, não deve ser administrado em associação com os miorrelaxantes despolarizantes, como o suxametônio. O Mestinon ® não pode ser tomado por pacientes com outras doenças graves, em especial localizadas no estômago, intestino, vias urinárias e por pessoas sensíveis a este medicamento. Deve-se ter cautela com pacientes que apresentem doenças renais. O uso durante a gravidez e a lactação deve ser avaliado com cuidado, e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de tomar o Mestinon®, informe seu médico sobre outros medicamentos que esteja fazendo uso (incluindo medicamentos fitoterápicos, homeopáticos, chás). Mestinon® é incompatível com alguns medicamentos e que, portanto, não podem ser usados conjuntamente. Caso você apresente problemas no coração, asma, diabetes ou vá se submeter a intervenções cirúrgicas, avise com antecedência seu médico antes de tomar este medicamento. Precauções: Mestinon® é principalmente excretado inalterado pelo rim. Doses menores podem ser necessárias para pacientes com patologias renais e o tratamento deve ser feito com base na titulação da dosagem e seu efeito. Usar com cautela na epilepsia, hipertiroidismo, úlceras pépticas, oclusão coronária, arritmias cardíacas. Interações medicamentosas: O brometo de piridostigmina antagoniza a ação dos miorrelaxantes não despolarizantes do tipo curare. A atropina anula os efeitos colinérgicos da piridostigmina, especialmente a bradicardia e a hipersecreção. A ausência de resposta ao tratamento com Mestinon® pode eventualmente estar relacionada a uma superdosagem.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 60 dias. Este medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Siga corretamente a prescrição de seu médico quanto a forma de tomar os comprimidos de Mestinon e com relação ao intervalo entre as tomadas. Não altere as doses e os horários das tomadas por sua própria conta. Isso pode, inclusive, prejudicar o seu tratamento. Para atonia intestinal, constipação atônica: 1 comprimido a intervalos regulares (4/4 horas, por exemplo). Para miastenia gravis pseudoparalítica: 1 a 3 comprimidos 2 a 4 vezes ao dia; nos casos mais graves, a posologia pode ser aumentada. O efeito de uma dose dura cerca de 4 horas durante o dia e até aproximadamente 6 horas durante a noite. Para doença de Little, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, mioatrofias espinhais, paresias consecutivas à poliomielite: 1 a 6 comprimidos de 60 mg por dia. Para prevenção dos distúrbios pós-punção lombar e do meningismo pós-eletroencefalografia: 1 comprimido de 60 mg, 15 minutos antes de punção ou de exame. Recomenda-se administrar o Mestinon de forma que seu efeito máximo coincida com o período de maior esforço físico, por exemplo ao levantar-se ou durante as refeições. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de tomar o medicamento, tome - o assim que puder. Se for quase hora da próxima dose, espere até lá para tomar o medicamento e pulando a dose esquecida. Não use medicamento extra para compensar uma dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Mestinon ® , bem como todos os medicamentos colinérgicos, pode apresentar repercussões funcionais indesejadas, sendo que em caso de superdose pode resultar em crise colinérgica, caracterizada por fraqueza muscular progressiva e paralisia dos músculos respiratórios levando à morte. Além disso, a crise miastênica resultante do agravamento da miastenia pode levar à fraqueza muscular intensa.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A superdose de piridostigmina pode resultar na crise colinérgica, caracterizada por fraqueza muscular progressiva e paralisia dos músculos respiratórios, levando à morte. O tratamento da crise colinérgica se faz com a retirada imediata da piridostigmina e o uso de atropina (1 mL de atropina IV). Em caso de superdosagem, o diagnóstico diferencial com a crise miastênica é crucial, pois esta requer o aumento de dose do colinérgico.