Metilfenidato EMS C 30 CPR 10mg GEN

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Metilfenidato
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O cloridrato de metilfenidato é utilizado para o tratamento do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes, além de ser usado no tratamento da narcolepsia em adultos. O TDAH é um distúrbio de comportamento que torna as crianças incapazes de se concentrar em tarefas e que pode afetar seu aprendizado e comportamento na escola e em casa. Os adultos com TDAH podem ter dificuldades em se concentrar e organizar sua vida pessoal e profissional.

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento tem como substância ativa o cloridrato de metilfenidato. Este medicamento é um estimulante do sistema nervoso central. O cloridrato de metilfenidato age melhorando as atividades de certas partes do cérebro que são pouco ativas, melhorando a atenção e a concentração, além de reduzir comportamento impulsivo. Também alivia a sonolência diurna excessiva em pacientes com narcolepsia.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não tome cloridrato de metilfenidato se você: é alérgico (hipersensíveis) ao metilfenidato ou a qualquer outro componente de cloridrato de metilfenidato; sufre de ansiedade, tensão ou agitação; tem problemas cardíacos, como ataque cardíaco, batimento cardíaco irregular, dor no peito (angina), insuficiência cardíaca, doença cardíaca ou se nasceu com problema do coração; é hipertenso ou tem estreitamento dos vasos sanguíneos; estiver tomando um medicamento chamado “inibidor da monoamin oxidase” (IMAO); tem pressão ocular aumentada (glaucoma); tem um tumor da glândula adrenal chamado feocromocitoma; tem fala e movimentos corpóreos incontroláveis (síndrome de Tourette); se qualquer outro membro da família for portador desta síndrome.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O cloridrato de metilfenidato só poderá ser prescrito por um médico. Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente, mesmo que sejam diferentes da informação geral contida nesta bula. O cloridrato de metilfenidato deve ser utilizado com cautela se você: apresenta ereções anormais ou frequentes do pênis sob tratamento ou após descontinuação do cloridrato de metilfenidato; sentir a combinação de sintomas como agitação, tremores, contrações musculares, temperatura elevada, náuseas e vômitos enquanto toma metilfenidato com medicamentos serotoninérgicos; tem histórico de abuso de álcool ou droga; tem pressão sanguínea alta; apresenta anormalidade cardíaca; e tem distúrbios mentais agudos. O médico decidirá se você pode começar ou continuar a tomar cloridrato de metilfenidato. Algumas crianças tomando o cloridrato de metilfenidato por um período longo podem ter um crescimento mais lento que o normal, mas geralmente o recuperam quando o tratamento é interrompido. Monitoramento durante o tratamento é importante; o médico irá verificar seus indicadores gerais de saúde periodicamente e acompanhar o crescimento de crianças que tomam cloridrato de metilfenidato.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O cloridrato de metilfenidato deve ser utilizado conforme prescrição médica, seguindo todas as instruções do médico cuidadosamente. Este medicamento é indicado para o tratamento do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes e da narcolepsia em adultos. É importante não tomar o medicamento caso tenham condições específicas, como alergias, problemas cardíacos, pressão alta, entre outros, que devem ser discutidos com o médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de tomar cloridrato de metilfenidato, tome a dose assim que se lembrar. Porém, se já estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida e continue com seu esquema de tratamento habitual. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O cloridrato de metilfenidato pode causar alguns efeitos adversos. Os sintomas incluem, mas não estão limitados a, ereções anormais ou frequentes e dolorosas do pênis, que podem ocorrer durante o tratamento ou após a descontinuação do medicamento. Além disso, é importante estar ciente de que a combinação de certos sintomas, como agitação, tremores, muscular contrações repentinas, temperatura elevada anormal, náuseas e vômitos, deve ser monitorada, especialmente quando o metilfenidato é tomado com medicamentos que aumentam o nível de serotonina. Outros problemas que podem surgir incluem distúrbios mentais, comportamento agressivo, ou pensamentos e comportamentos suicidas. Este medicamento deve ser usado com cuidado em pacientes com histórico de abuso de álcool ou drogas, pressão sanguínea alta, e problemas cardíacos.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.