O cloridrato de metilfenidato é utilizado para o tratamento do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), que é um distúrbio de comportamento que afeta a capacidade de concentração e a controle da impulsividade tanto em crianças quanto em adultos. Além disso, é indicado para o tratamento da narcolepsia em adultos, um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento tem como substância ativa o cloridrato de metilfenidato. Este medicamento é um estimulante do sistema nervoso central. O cloridrato de metilfenidato age melhorando as atividades de certas partes do cérebro que são pouco ativas. Ele melhora a atenção e a concentração, além de reduzir comportamento impulsivo. No tratamento da narcolepsia, o cloridrato de metilfenidato alivia a sonolência diurna excessiva.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome cloridrato de metilfenidato se você:
• é alérgico (hipersensíveis) ao metilfenidato ou a qualquer outro componente de cloridrato de metilfenidato listado no início desta bula.
• sofre de ansiedade, tensão ou agitação;
• tem algum problema da tireoide;
• tem problemas cardíacos, como ataque cardíaco, batimento cardíaco irregular, dor no peito (angina), insuficiência cardíaca, doença cardíaca ou se nasceu com problema do coração;
• tem pressão sanguínea muito alta (hipertensão) ou estreitamento dos vasos sanguíneos (doença arterial oclusiva que pode causar dor nos braços e pernas);
• estiver tomando um medicamento chamado “inibidor da monoaminoxidase” (IMAO), utilizado no tratamento da depressão ou tiver tomado IMAO nas últimas duas semanas;
• tem pressão ocular aumentada (glaucoma);
• tem um tumor da glândula adrenal chamado feocromocitoma;
• tem fala e movimentos corpóreos incontroláveis (síndrome de Tourette) ou se qualquer outro membro da família for portador desta síndrome.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O cloridrato de metilfenidato só poderá ser prescrito por um médico. Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente, mesmo que sejam diferentes da informação geral contida nesta bula. O cloridrato de metilfenidato deve ser utilizado com cuidado se você:
apresentar ereções anormais ou frequentes e dolorosas do pênis sob tratamento ou após descontinuação do cloridrato de metilfenidato.
sentir a combinação dos seguintes sintomas: agitação, tremores, contrações musculares repentinas, temperatura elevada anormal, náuseas e vômitos enquanto toma metilfenidato com medicamentos que elevam o nível da serotonina do corpo, interrompa o tratamento com metilfenidato e informe seu médico imediatamente.
tem histórico de abuso de álcool ou droga;
tem desmaios (epilepsia, convulsões, crises epilépticas);
tem pressão sanguínea alta (hipertensão);
tem qualquer anormalidade cardíaca (por exemplo, anormalidade cardíaca estrutural);
tem distúrbios mentais agudos que causam pensamentos e percepções anormais (psicose);
tem sintomas psicóticos como ver ou sentir coisas que não estão presentes (alucinações);
tem comportamento agressivo;
tem pensamentos ou comportamentos suicidas;
tem tiques motores ou se qualquer outro membro da família tenha tiques;
tem ou desenvolveu problemas oculares, incluindo aumento da pressão ocular.
Caso qualquer uma destas condições se aplique a você, informe ao seu médico. O médico decidirá se você pode começar ou continuar a tomar
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de metilfenidato deve ser utilizado conforme a orientação do seu médico. É prescrito para o tratamento do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e da narcolepsia em adultos. O uso do medicamento é oral e é indicado para adultos e pediátricos acima de 6 anos. Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente, mesmo que sejam diferentes da informação geral contida nesta bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de metilfenidato pode causar os seguintes maus efeitos: ereções anormais ou frequentes e dolorosas do pênis, sintomas como agitação, tremores, contrações musculares repentinas, temperatura elevada anormal, náuseas e vômitos quando combinado com medicamentos serotoninérgicos. Também pode haver risco de desmaios (convulsões), distúrbios mentais agudos, alucinações, comportamento agressivo, e pensamentos ou comportamentos suicidas. Cuidados especiais devem ser tomados se houver anormalidade cardíaca, condições como síndrome de Tourette, glaucoma, e problemas com pressão sanguínea.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?