• Home
  • Bulas
  • Metoclopramida Teuto 4MG Ml Gotas 10ml

Metoclopramida Teuto 4MG Ml Gotas 10ml

  • Fabricante: Laboratório Teuto Brasileiro S/A - 17159229000176
  • Categoria: Enjoo
  • Princípio ativo: Metoclopramida
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado ao tratamento de alterações da movimentação do sistema digestivo como em enjoos e vômitos de origem cirúrgica, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias à medicamentos. Este medicamento é utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos (que utilizam o raio-x no trato gastrointestinal).

  • Como este medicamento funciona?

    A metoclopramida, substância ativa deste medicamento, age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas e vômitos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento não deve ser utilizado nos seguintes casos: alergia à metoclopramida ou a qualquer componente da fórmula; em que a estimulação da motilidade gastrintestinal seja perigosa, como na presença de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal; se você é epilético ou esteja recebendo outros fármacos que possam causar reações extrapiramidais; em pacientes com feocromocitoma suspeito ou confirmado; em pacientes com histórico de discinesia tardia induzida por neurocépticos ou metoclopramida; em combinação com levodopa ou agonistas dopaminérgicos; Doença de Parkinson; histórico conhecido de metemoglobinemia; e este medicamento é contraindicado para crianças menores de 1 ano de idade.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Este medicamento contém cloridrato de metoclopramida e pode apresentar sintomas extrapiramidais (como tremor de extremidade, aumento do estado de contração do músculo, rigidez muscular), principalmente em crianças e adultos jovens ou quando são administradas altas doses. Essas reações são revertidas após a interrupção do tratamento. O tratamento de sintomas pode ser necessário. O uso não deve exceder 3 meses devido ao risco de discinesia tardia. Deve-se respeitar um intervalo de tempo de ao menos 6 horas entre cada administração, mesmo em casos de vômito. Não é recomendado em pacientes epiléticos, pois pode diminuir o limiar convulsivo. A Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM) pode ocorrer, caracterizada por hipertermia, distúrbios extrapiramidais, instabilidade nervosa autonômica e elevação de creatinofosfoquinase. O medicamento contém metabissulfito de sódio, que pode causar reações alérgicas em pacientes suscetíveis, incluindo choque anafilático. A dose deve ser reduzida em pacientes com deficiência do fígado ou rins. Pode ocorrer metemoglobinemia, e o uso deve ser suspenso imediatamente em casos relacionados. O medicamento pode induzir Torsade de Pointes, e a cautela é necessária em pacientes com fatores de risco para prolongamento do intervalo QT.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    A dose recomendada de cloridrato de metoclopramida para adultos é de 10 a 20 mg, até 4 vezes ao dia, com intervalo de pelo menos 6 horas entre as doses. A duração do tratamento não deve exceder 3 meses para evitar o risco de discinesia tardia. Em pacientes com insuficiência renal, a dose deve ser reduzida conforme orientação médica. Este medicamento deve ser tomado por via oral.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de cloridrato de metoclopramida pode causar sintomas extrapiramidais, como tremor de extremidade, rigidez muscular, e sensação de inquietude. Em crianças e adultos jovens, especialmente com altas doses, podem ocorrer movimentos involuntários e crises oculógiras. Há um risco de ocorrer discinesia tardia se o tratamento for prolongado. Pode ocorrer metemoglobinemia, além de reações alérgicas graves, como choque anafilático. Também existe o potencial para prolongar o intervalo QT, levando a arritmias. O tratamento não deve exceder 3 meses e deve haver cautela em pacientes com condições que afetam o coração.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O tratamento com este medicamento não deve exceder 3 meses devido ao risco de ocorrer discinesia tardia. Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada, deve-se respeitar o intervalo de tempo de ao menos 6 horas entre cada administração de metoclopramida, mesmo em casos de vômito e rejeição da dose, a fim de evitar superdose. Sintomas extrapiramidais podem ocorrer, e o tratamento dos sintomas pode ser necessário. Se houver suspeita de Síndrome Neuroléptica Maligna, a administração de metoclopramida deve ser interrompida.