Este medicamento está indicado no tratamento de giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado, Giardia lamblia), amebíase (infecção causada por qualquer uma de várias amebas), tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas), (inflamação na vagina) por Gardnerella vaginalis e infecções causadas por bactérias anaeróbias (que crescem na presença de baixas concentrações de oxigênio ou até mesmo na sua ausência) como Bacteroides fragilis e outros bacteróides, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios.
Como este medicamento funciona?
O metronidazol é um anti-infeccioso que apresenta atividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente microrganismos anaeróbios, e atividade antiparasitária. A absorção máxima ocorre entre 1 a 2 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
O metronidazol não deve ser usado se você já teve alergia ao metronidazol ou outro derivado imidazólico e/ou aos demais componentes do produto.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de metronidazol para tratamento com duração prolongada deve ser cuidadosamente avaliado pelo seu médico. Caso o tratamento necessite de uma duração maior do que a geralmente recomendada, procure seu médico para realizar regularmente testes hematológicos, principalmente contagem leucocitária. Seu médico irá monitorá-lo quanto ao aparecimento de reações adversas, como neuropatia, parestesia, ataxia, vertigem, tontura e crises convulsivas. O metronidazol pode provocar escurecimento da urina e não deve ser combinado com bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool, devido à possibilidade de efeito antabuse. Foram reportados casos de hepatotoxicidade severa e insuficiência hepática aguda. O uso requer acompanhamento médico e exames laboratoriais periódicos para controle da função do fígado. O tratamento deve ser descontinuado se os testes da função do fígado se tornarem elevados. Além disso, o metronidazol pode causar reações cutâneas bolhosas severas e problemas de saúde mental, como pensamentos irracionais e alucinações, que exigem interrupção imediata do seu uso. Gravidez e amamentação devem ser cuidadosamente avaliadas, pois este medicamento atravessa a barreira placentária e é excretado no leite materno.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O METRONIDAZOL deve ser administrado por via oral e é indicado para o tratamento de várias infecções, incluindo giardíase, amebíase, tricomoníase, vaginite e infecções por bactérias anaeróbias. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar o METRONIDAZOL, deve tomar a dose assim que lembrar. No entanto, se já estiver perto da hora da próxima dose, não tome a dose esquecida. Continue com o esquema posológico habitual e não dobre a dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O metronidazol pode causar reações adversas como neuropatia central ou periférica, incluindo parestesia (sensações cutâneas subjetivas como frio, calor, formigamento), ataxia, vertigem, tontura e crises convulsivas. Pode haver também escurecimento da urina. Além disso, o uso de metronidazol está associado a reações cutâneas bolhosas severas, como Síndrome de Stevens Johnson, Necrólise Epidérmica Tóxica e Pustulose Exantemática Generalizada Aguda. O medicamento pode afetar a saúde mental, levando a pensamentos irracionais, alucinações, confusão ou depressão, e ainda pode causar danos ao fígado com sintomas como dor abdominal constante, anorexia, enjoo, vômito, febre, mal-estar, cansaço, icterícia e urina escurecida. Há também o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, potencialmente fatal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você ingerir uma quantidade maior do que a indicada do METRONIDAZOL, procure imediatamente um médico ou profissional de saúde. O uso de metronidazol para tratamento com duração prolongada deve ser cuidadosamente avaliado e monitorado, principalmente para a detecção de reações adversas, como a possibilidade de neuropatia, hepatotoxicidade severa e outros problemas de saúde. Se desenvolver sintomas como dor abdominal, náusea, vômito, ou alterações no fígado, entre em contato com seu médico imediatamente.