O micofenolato de mofetila em combinação com ciclosporina A e corticosteroides é indicado para evitar a rejeição de órgãos transplantados e para o tratamento de rejeição que não esteja respondendo ao tratamento habitual em pacientes adultos que tenham recebido transplante de rins, coração ou fígado. O micofenolato de mofetila também é indicado na terapia de pacientes adultos com nefrite lúpica.
Como este medicamento funciona?
O micofenolato de mofetila é um potente inibidor da enzima IMPDH, responsável pela proliferação e diferenciação de linfócitos, uma das principais células envolvidas no processo de rejeição de órgãos em casos de transplantes. Com menos linfócitos no sangue, diminuem também as chances de rejeição. Para evitar a rejeição, você precisa começar a tomar micofenolato de mofetila logo depois do transplante.
Quando não devo usar este medicamento?
O micofenolato de mofetila não deve ser utilizado em caso de alergia ao micofenolato de mofetila ou ao ácido micofenólico. É contraindicado durante a gravidez, pois provoca alterações no feto e aumenta o risco de abortos espontâneos e malformações congênitas. Também não é recomendado para mulheres em idade fértil que não estão utilizando métodos contraceptivos altamente efetivos e para mulheres que estão amamentando. Além disso, deve-se ter cautela em pacientes com problemas estomacais, como úlcera.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar o micofenolato de mofetila, informe ao seu médico: se já teve tuberculose ou se tem contato com alguém que seja portador da doença; se tiver doenças do sistema digestivo; se tiver deficiências hereditárias raras de hipoxantina - guanina fosforibosil - transferase (HGPRT). O médico deve ser informado imediatamente nas situações abaixo: se aparecer qualquer sinal de manchas roxas sem causa aparente ou sangramentos, infecções, incluindo infecções oportunistas, fatais, generalizadas, de reativação viral latente, como a reativação de hepatite B ou C ou infecções causadas pelos poliomavírus e se apresentar leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP) associada com o vírus JC; se você tiver nefropatia (lesão nos rins) associada com o vírus BK após transplante de rins; se apresentar aplasia pura de série vermelha (APSV); se apresentar ulceração, hemorragia, perfuração gastrintestinal. O micofenolato de mofetila reduz o mecanismo de defesa do organismo, aumentando o risco de desenvolver certos tipos de tumores malignos, especialmente de pele. É importante limitar a exposição à luz solar e utilizar filtros solares com alto fator de proteção. Consulte seu médico antes de receber qualquer vacina, pois durante o tratamento, elas podem ser menos eficazes e deve-se evitar vacinas de vírus vivo atenuado. Não doe sangue durante o tratamento e por pelo menos 6 semanas após o término do uso. Mulheres em idade fértil devem usar métodos contrace
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O micofenolato de mofetila deve ser tomado logo depois do transplante. É importante que o paciente siga as orientações do médico e não doe sangue durante o tratamento e por, pelo menos, 6 semanas após o término do uso. Além disso, as mulheres em idade fértil devem usar dois métodos contraceptivos confiáveis ao mesmo tempo durante o tratamento e até seis semanas após deixar de tomar o medicamento, a não ser que já tenha retirado o útero ou não tenha relações sexuais. Homens também devem utilizar contraceptivos efetivos durante o tratamento e por, no mínimo, 90 dias após o término do tratamento. Recomenda-se que se evitem vacinas de vírus vivo atenuado e é necessário realizar exames de sangue conforme orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, consulte seu médico para obter orientações sobre o que fazer em caso de dose esquecida. É importante seguir as recomendações do profissional de saúde para evitar complicações no tratamento.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O micofenolato de mofetila aumenta o risco de abortos espontâneos e de malformações congênitas no caso de exposição materna durante a gravidez. Entre as malformações mais frequentemente relatadas estão as malformações faciais. Este medicamento também pode causar infecções, incluindo infecções oportunistas, e reativação de hepatite B ou C. Além disso, há risco de leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP) associada ao vírus JC, nefropatia relacionada ao vírus BK, aplasia pura de série vermelha e complicações gastrintestinais, como ulceração e hemorragia. Devido à supressão do sistema imunológico, pode haver um maior risco de desenvolver alguns tipos de tumores malignos, especialmente de pele.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de micofenolato de mofetila, é fundamental informar ao médico imediatamente, pois pode haver riscos sérios, como sinal de manchas roxas, sangramentos, infecções e outras complicações. O médico avaliará a situação e tomará as medidas adequadas.