Micropil 30 com 21 Comprimidos

  • Fabricante: EMS Sigma Pharma Ltda - 00923140000131
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Etinilestradiol,Gestodeno
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    MICROPIL ® R21 é indicado para prevenir a gravidez.

  • Como este medicamento funciona?

    MICROPIL ® R21 é um contraceptivo oral combinado. Cada comprimido revestido contém a combinação de dois hormônios femininos, o gestodeno (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio). Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, MICROPIL ® R21 é considerado um contraceptivo oral de baixa dose. Os contraceptivos combinados também podem reduzir a duração e a intensidade do sangramento menstrual, diminuindo o risco de anemia por deficiência de ferro e tornar as cólicas menstruais menos intensas ou até desaparecerem. Além disso, foi relatado que alguns distúrbios ocorrem menos frequentemente em usuárias de contraceptivos, como doença benigna da mama, cistos ovarianos, infecções pélvicas, gravidez ectópica e câncer do endométrio e dos ovários.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não use contraceptivo combinado se você tem qualquer uma das condições descritas a seguir: história atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; presença de um alto risco para a formação de coágulos; história atual ou anterior de um certo tipo de enxaqueca acompanhada por sintomas neurológicos focais; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história atual ou anterior de doença do fígado; uso de qualquer medicamento antiviral que contenha ombitasvir, paritaprevir ou dasabuvir; história atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; história atual ou anterior de tumor no fígado; presença de sangramento vaginal sem explicação; ocorrência ou suspeita de gravidez; hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de MICROPIL. Se qualquer um destes casos ocorrer pela primeira vez durante o uso do contraceptivo oral, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    MICROPIL deve ser usado com cuidado e o paciente deve estar ciente de algumas situações que podem exigir a descontinuação do uso ou que podem diminuir sua eficácia. É importante evitar a relação sexual ou utilizar métodos contraceptivos não hormonais adicionais, como preservativos, em certas situações. MICROPIL não oferece proteção contra infecções causadas pelo HIV (AIDS) ou outras doenças sexualmente transmissíveis. É recomendado consultar o médico regularmente para exames clínicos e confirmar a continuidade do uso. Além disso, o uso do contraceptivo combinado requer supervisão médica se houver condições como fumo, diabetes, excesso de peso, pressão alta, problemas cardíacos, entre outros. Sintomas como angioedema e trombose devem ser discutidos com um médico, especialmente se ocorrerem ou piorarem durante o uso.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    A bula recomenda que antes de iniciar o uso do medicamento, o paciente deve ler as informações contidas na bula e consultar sempre o médico para esclarecer sobre a ação e a utilização do produto. O MICROPIL é indicado para prevenir a gravidez e deve ser feito uso oral. É importante manter exames clínicos de rotina e informar ao médico sobre qualquer condição de saúde que possa influenciar no uso do medicamento.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de MICROPIL pode causar condições que requerem atenção médica. Caso você apresente qualquer uma das seguintes condições, informe seu médico antes de iniciar o uso: história atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história de doenças do fígado, como o amarelamento da pele; presença de sangramento vaginal sem explicação; hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do medicamento; entre outras contraindicações. Caso alguma dessas condições ocorra pela primeira vez durante o uso do contraceptivo oral, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.