A POMADA MINANCORA® é destinada para tratamento de doenças de pele tais como: espinhas, frieiras (disidroses), escaras e ainda como coadjuvante no tratamento de picadas de insetos, urticárias e pequenos ferimentos superficiais inclusive os ocasionados pelo barbear. Previne os odores desagradáveis das axilas e dos pés e o ressecamento da pele.
Como este medicamento funciona?
A POMADA MINANCORA® é um medicamento antisséptico, adstringente e cicatrizante que tem como finalidade a prevenção e o tratamento das doenças da pele. O efeito antisséptico inibe a proliferação de microrganismos na superfície da pele. O efeito adstringente contrai os tecidos da pele, reduzindo as secreções e formando uma camada protetora, além de contribuir para a diminuição da inflamação. Por fim, o efeito cicatrizante favorece a cicatrização.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso em indivíduos hipersensíveis aos componentes da fórmula. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista e também é contraindicado para uso em crianças menores de 2 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Até o momento, não foram relatadas quaisquer interações medicamentosas com a POMADA MINANCORA®. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Somente utilizar em crianças acima de 2 anos, pois pode provocar intoxicação e convulsões. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Atenção: Contém o corante vermelho de ponceau que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A POMADA MINANCORA® deve ser conservada em temperatura ambiente (de 15° a 30°C). Proteger da luz. Este medicamento tem prazo de validade de 24 meses a partir da data de sua fabricação. Não remova o selo de segurança presente no produto e guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Aplicar uma fina camada da POMADA MINANCORA®, na quantidade suficiente para cobrir a região afetada, sobre a pele limpa e seca, duas vezes ao dia (a cada 12 horas). Não utilizar a POMADA MINANCORA® em mucosas e/ou ferimentos abertos, pois poderão ocorrer irritações. Caso o produto entre em contato com os olhos, região mucosa, ferimentos abertos, retire-o imediatamente, lavando delicadamente com água e sabão em abundância, e procure orientação médica. Duração do tratamento: A POMADA MINANCORA® é indicada para tratamento sintomático. Não há estudos dos efeitos da POMADA MINANCORA® administrada por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a aplicação deve ser somente sobre o local afetado. A Superdosagem da POMADA MINANCORA®, por uso tópico, não é conhecida, portanto utilize a POMADA MINANCORA®, conforme indicação, ou seja, duas vezes ao dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça de aplicar uma dose, aplique-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser aplicadas duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, de seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As frequências das reações adversas estão listadas de acordo com a seguinte convenção: Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento). A ocorrência de reação adversa com o uso do produto é muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento). Todas as reações adversas ocorrem na pele e caracterizam-se por dermatite de contato, sendo estas: ardência, hiperemia (vermelhidão), prurido (coceira), formação de pápulas (elevação da pele) e vesículas (pequenas bolhas) e exsudato (secreção), podendo evoluir para descamação e crostas. Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O quadro clínico por ingestão acidental ou superdosagem, ainda não é conhecido. Na eventualidade, adote as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800- 7226001, se você precisar de mais orientações.