• Home
  • Bulas
  • Miranova com 21 Comprimidos Revestidos

Miranova com 21 Comprimidos Revestidos

  • Fabricante: União Química Farmacêutica Nacional S/A - 60665981000118
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Etinilestradiol,Levonorgestrel
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Miranova é indicado para prevenir a gravidez.

  • Como este medicamento funciona?

    Miranova é um contraceptivo oral combinado que contém uma combinação de dois hormônios femininos: o levonorgestrel (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio). Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, Miranova é considerado um contraceptivo combinado de baixa dose. Os hormônios contidos em Miranova previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são a inibição da ovulação e alterações na secreção cervical.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não use contraceptivo combinado se você tem qualquer uma das condições descritas a seguir: história atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; história atual ou anterior de doenças que podem ser sinal indicativo de ataque cardíaco; presença de um alto risco para a formação de coágulos; história atual ou anterior de enxaqueca com sintomas neurológicos focais; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história atual ou anterior de doença do fígado; uso de medicamento antiviral que contenha ombitasvir, paritaprevir ou dasabuvir; história atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios; história atual ou anterior de tumor no fígado; presença de sangramento vaginal sem explicação; ocorrência ou suspeita de gravidez; hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de Miranova. Se qualquer um destes casos ocorrer pela primeira vez durante o uso do contraceptivo, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Miranova deve ser utilizado com cautela em certas condições. É importante evitar o uso se você tiver uma história atual ou anterior de coágulos em veias ou artérias, doenças cardíacas, enxaqueca com sintomas neurológicos, diabetes mellitus com lesão dos vasos, doenças hepáticas, câncer hormônio-dependente, sangramento vaginal sem explicação, ou caso você esteja grávida ou possa engravidar. O uso deve ser descontinuado se essas condições ocorrerem ou se você notar sintomas de trombose ou embolismo durante o uso. Além disso, informe seu médico se você apresentar alguma dessas condições previamente ou durante o tratamento. É recomendado realizar consultas regulares com o médico para verificar a continuidade do uso de Miranova.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O uso de Miranova deve ser feito de maneira oral e é recomendado para prevenir a gravidez. É um contraceptivo oral combinado que contém os hormônios levonorgestrel (0,10 mg) e etinilestradiol (0,02 mg). A pílula deve ser tomada no mesmo horário todos os dias, conforme indicado pelo médico, e deve-se evitar a relação sexual sem outro método contraceptivo se houver qualquer condição que possa diminuir sua eficácia.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar Miranova, siga as orientações da bula. Se a esquecimento ocorrer, use o comprimido assim que se lembrar. Se estiver mais próximo do horário do próximo comprimido, não use o comprimido esquecido, mas continue com o esquema habitual de uso. Em caso de atrasos ou dúvidas, é recomendável consultar um médico para orientações adicionais.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Miranova pode causar efeitos adversos relacionados a sua composição e às contraindicações. As principais contraindicações incluem: história de trombose, ataque cardíaco, derrame cerebral, doenças hepáticas, câncer que pode ser afetado por hormônios, e alergia a algum dos componentes. Também é importante destacar que o uso do medicamento aumenta o risco de formação de coágulos e eventos tromboembólicos, especialmente durante o primeiro ano de uso. Se sinais de trombose venosa profunda ou outros eventos adversos ocorrerem, é necessário interromper o uso e procurar um médico.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.