• Home
  • Bulas
  • Mirena DIU Endoceptivo com 1 Unidade

Mirena DIU Endoceptivo com 1 Unidade

  • Fabricante: Bayer S.a. - 18459628000115
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Levonorgestrel
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Mirena ® (levonorgestrel) é indicado para: Contracepção (prevenção da gravidez) por até 8 anos; Menorragia idiopática (sangramento menstrual excessivo, sem causa orgânica) por até 5 anos; Proteção contra hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da camada de revestimento interno do útero) durante terapia de reposição estrogênica por até 5 anos.

  • Como este medicamento funciona?

    Mirena ® (levonorgestrel) é um dispositivo intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. O objetivo da forma em T é ajustar o sistema de liberação ao formato do útero. A parte vertical do T branco contém o hormônio, que é semelhante a um dos hormônios produzidos em seu corpo. O sistema libera levonorgestrel em seu corpo a uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas. Mirena ® previne a gravidez através do controle do desenvolvimento da camada de revestimento do útero (endométrio), de forma que esta não fique suficientemente espessa para possibilitar a gravidez, além de promover o espessamento do muco cervical, de forma que o espermatozoide encontre dificuldade para entrar no útero e fertilizar o óvulo. Mirena ® também afeta o movimento do espermatozoide dentro do útero.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Mirena ® (levonorgestrel) não deve ser utilizado na presença de qualquer uma das condições descritas a seguir:
    - se você está grávida ou suspeita que pode estar grávida;
    - se você tem doença inflamatória pélvica atual ou recorrente (infecção dos órgãos reprodutores femininos);
    - se você tem infecção do trato genital inferior;
    - se você tem infecção do útero após o parto;
    - se você tem infecção do útero após um abortamento ocorrido durante os últimos 3 meses;
    - se você tem infecção do colo do útero;
    - se você tem anormalidades celulares no colo do útero;
    - se você tem ou suspeita de câncer do colo do útero ou do útero;
    - se você tem tumores que dependem do hormônio progestógeno para se desenvolver;
    - se você tem sangramento uterino anormal não-diagnosticado;
    - se você tem anormalidade do colo do útero ou do útero, incluindo leiomiomas (miomas), se estes causarem deformação da cavidade uterina;
    - se você tem condições associadas com aumento de susceptibilidade a infecções;
    - se você tem doença hepática (do fígado) ou tumor hepático (do fígado);
    - se você tem hipersensibilidade (alergia) ao levonorgestrel

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes que você possa iniciar o uso de Mirena (levonorgestrel), seu médico irá lhe fazer algumas perguntas sobre seu histórico pessoal de saúde e de seus parentes próximos. Cerca de 2 em 1.000 mulheres utilizando corretamente Mirena ficam grávidas no primeiro ano. Cerca de 7 em 1.000 mulheres utilizando corretamente Mirena ficam grávidas em 5 anos. Em caso de alterações do sangramento após o início da terapia de reposição estrogênica, consulte seu médico. Mirena não é o método de primeira escolha para mulheres na pós-menopausa com atrofia do útero. Deve-se realizar exame médico, podendo incluir exame laboratorial (Papanicolaou), exame das mamas e outros testes para infecções, se necessário. Mirena não é adequado para uso como contraceptivo pós-coital (contraceptivo de emergência usado após relação sexual). Infecções pélvicas devem ser tratadas imediatamente, pois podem diminuir a fertilidade e aumentar o risco de gravidez ectópica.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O uso de Mirena deve ser realizado por um profissional de saúde, que realizará um exame ginecológico para determinar a posição e o tamanho do útero antes da inserção. O endóceptivo deve ser inserido na cavidade uterina e deve ser utilizado somente em mulheres que não estejam grávidas. Após a inserção, Mirena libera o hormônio levonorgestrel em uma taxa média de 20 mcg/dia durante o primeiro ano. É indicado para contracepção por até 8 anos, para tratamento de menorragia idiopática por até 5 anos, e para proteção contra hiperplasia endometrial durante terapia de reposição estrogênica por até 5 anos. O efeito contraceptivo é tão eficaz quanto os DIUs de cobre, apresentando um índice de falha de aproximadamente 0,2% no primeiro ano. É importante observar que Mirena não protege contra infecções por HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Mirena ® (levonorgestrel) não deve ser utilizado na presença de qualquer uma das condições descritas a seguir: se você está grávida ou suspeita que pode estar grávida; se você tem doença inflamatória pélvica atual ou recorrente; se você tem infecção do trato genital inferior; se você tem infecção do útero após o parto ou abortamento; se você tem anormalidades celulares no colo do útero; se você tem ou suspeita de câncer do colo do útero ou do útero; se você tem tumores que dependem do hormônio progestógeno; se você tem sangramento uterino anormal não diagnosticado; se você tem anormalidade do colo do útero ou do útero; se você tem condições associadas com aumento de susceptibilidade a infecções; se você tem doença hepática ou tumor hepático; se você tem hipersensibilidade ao levonorgestrel. Além disso, consulte seu médico se ocorrerem: enxaqueca, perda visual, dor de cabeça muito intensa, icterícia, aumento acentuado da pressão sanguínea, doença arterial grave ou se você tem doença cardíaca congênita.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.