A mirtazapina é um medicamento pertencente ao grupo dos antidepressivos. É indicado para tratar a doença depressão.
Como este medicamento funciona?
A mirtazapina é uma substância que age no sistema nervoso central interferindo em outras substâncias responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e melhorando os sintomas da depressão. A mirtazapina apresenta propriedades sedativas. Ela praticamente não apresenta atividade anticolinérgica e, em doses terapêuticas, praticamente não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular. A ação de mirtazapina inicia, em geral, após 1 a 2 semanas de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoa: • com alergia (hipersensível) à mirtazapina ou a qualquer outro componente de mirtazapina. Nesse caso, informe ao seu médico antes de iniciar o tratamento com mirtazapina. • que estiver usando ou usou recentemente (dentro das últimas duas semanas) medicamentos classificados como inibidores da monoamino oxidase (IMAOs).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Uso em crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade: A mirtazapina normalmente não deve ser utilizada em crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade, uma vez que a eficácia não foi demonstrada em dois estudos clínicos de curto prazo e devido a questões de segurança. Pacientes menores de 18 anos têm aumento do risco de apresentar reações adversas como tentativa de suicídio, ideias suicidas e hostilidade. Seu médico poderá recomendar a mirtazapina para pacientes menores de 18 anos, caso considere ser a melhor opção. Se seu médico receitou mirtazapina para um paciente menor de 18 anos e você deseja discutir isso, volte à consulta. Informe ao seu médico se algum dos sintomas mencionados aparecer ou piorar durante o tratamento. Ideias suicidas e piora da depressão: Se estiver deprimido, pode apresentar pensamentos de autoagressão ou suicidas. Estes podem ser aumentados ao iniciar o uso de antidepressivos pela primeira vez, pois esses medicamentos demoram algum tempo para agir, geralmente cerca de duas semanas. Você estará mais propenso a apresentá-los se já tiver tido ideias de suicídio ou autoagressão, se for um adulto jovem ou se tiver ideias suicidas a qualquer momento. Recomenda-se cautela com mirtazapina e informe seu médico sobre condições como convulsões, doenças do fígado, doenças dos rins, doenças do coração, entre outras. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Pode afetar sua capacidade de concentração e de manter-se alerta; não
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar mirtazapina, tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome o esquema posológico habitual. Não duplique a dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A mirtazapina pode causar reações adversas, especialmente em crianças e adolescentes menores de 18 anos, incluindo ideias suicidas, tentativas de suicídio e hostilidade. Também pode haver aumento do risco de agressividade e comportamento hostil. Pacientes com condições específicas, como convulsões, doenças do fígado, doenças dos rins, e doenças do coração devem ter cautela, pois podem apresentar efeitos colaterais mais graves. Sintomas de infecções, como febre elevada, dor de garganta e feridas na boca, podem indicar distúrbios na produção de células sanguíneas, o que requer atenção médica imediata. Idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos indesejáveis dos antidepressivos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?