O furoato de mometasona é indicado para o tratamento dos sintomas de rinite alérgica sazonal e perene, como congestão nasal, coriza, coceira e espirros, em pacientes adultos e pediátricos (a partir de 2 anos de idade). Também é indicado para a profilaxia dos sintomas nasais de rinite alérgica sazonal em pacientes adultos e adolescentes com 12 anos ou mais. Além disso, é indicado como tratamento complementar nos episódios agudos de rinossinusite e no tratamento de pólipos nasais e seus sintomas, incluindo congestão nasal e diminuição do olfato, para pacientes acima de 18 anos. Para pacientes acima de 12 anos, também é indicado no tratamento de rinossinusite aguda.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento tem como princípio ativo o furoato de mometasona, um glicocorticoide tópico com ação anti-inflamatória local e sem ação sistêmica. O tempo médio do início da ação clinicamente significativo é de 7 a 12 horas após a primeira aplicação, e o benefício máximo geralmente é atingido no período de 1 a 2 semanas após a administração ter sido iniciada.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoas com hipersensibilidade ao furoato de mometasona ou a qualquer um dos seus componentes. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O furoato de mometasona não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. É importante informar ao médico se está amamentando. O uso deste medicamento no período da lactação deve ser avaliado e acompanhado pelo seu médico ou cirurgião-dentista.
Antes de iniciar o tratamento, informe ao seu médico se você: fez cirurgia nasal recentemente; apresenta feridas no nariz; algum tipo de infecção; já teve ou tem tuberculose; ou se apresenta infecção ocular por herpes simples vírus. Não dividir o medicamento com outra pessoa e não utilizá-lo para tratamento de outras doenças. O furoato de mometasona não deve ser aplicado nos olhos ou diretamente no septo nasal. Em caso de visão turva ou outros distúrbios visuais, entre em contato com seu médico.
Não há evidência de supressão do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HPA) após tratamento prolongado com furoato de mometasona. Entretanto, pacientes que passam de corticosteroides sistêmicos para furoato de mometasona exigem atenção cuidadosa, pois a remoção do corticosteroide sistêmico pode resultar em insuficiência adrenal temporária.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Não congelar. Após aberto, este medicamento apresenta um prazo de validade de 3 meses. Guarde-o em sua embalagem original. Este medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para utilizar o medicamento, agite bem o frasco antes de cada aplicação. Primeiro, assoe vagarosamente o nariz para desobstruir as narinas. Carregue a válvula pressionando o aplicador na posição vertical até que o jato saia uniformemente (repita 10 vezes). Incline a cabeça levemente para frente, mantenha o frasco na posição vertical e insira o aplicador em uma narina, fechando a outra. Aspire suavemente o medicamento e repita o processo na outra narina. Cada aplicação deve ser feita conforme prescrito. Lave o aplicador se não for utilizado por 14 dias. Este medicamento não deve ser utilizado para alívio rápido dos sintomas e a dose não deve ser aumentada sem orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informe na bula um procedimento específico a ser seguido em caso de esquecimento na utilização do furoato de mometasona. É importante seguir as orientações do seu médico ou cirurgião-dentista e utilizar o medicamento conforme indicado.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Os pacientes devem usar este medicamento conforme orientação e não devem aumentar a dose prescrita, usando mais de uma vez ao dia na tentativa de aumentar a eficácia. O furoato de mometasona não é indicado para o rápido alívio dos sintomas, e a dose prescrita não deverá ser elevada. Em caso de uso excessivo do medicamento, recomenda-se contato com o médico para avaliação e orientação adequadas.