Moratus 20mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. - 10588595001092
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Paroxetina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    MORATUS é indicado para o tratamento de ADULTOS que apresentam algumas das condições abaixo: transtorno depressivo maior, comportamento obsessivo ou compulsivo, ataques de pânico, ansiedade generalizada, e ansiedade seguida de evento traumático.

  • Como este medicamento funciona?

    MORATUS eleva os níveis de uma substância produzida pelo cérebro, a serotonina (5 - hidroxitriptamina, ou 5 - HT). MORATUS pertence a uma classe de medicamentos chamados de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Assim como outras substâncias dessa classe, pode não eliminar os sintomas imediatamente. Os pacientes, de modo geral, se sentem melhor algumas semanas após o início do tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    MORATUS é contraindicado para pacientes com alergia conhecida à droga ou a qualquer componente da fórmula. Você não deve tomar MORATUS ao mesmo tempo que outros medicamentos antidepressivos chamados de inibidores da MAO, com um antibiótico chamado linezolida e com azul de metileno. Também não deve ser utilizado ao mesmo tempo que tioridazina ou pimozida. O uso deste medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    MORATUS deve ser usado com cautela em pacientes que usam (ou usaram nas últimas duas semanas) medicamentos antidepressivos chamados de inibidores da monoaminoxidase (IMAO), um antibiótico chamado linezolida, ou medicamentos à base de tioridazina ou pimozida. É contra indicado para pacientes com alergia conhecida ao componente da fórmula e menores de 18 anos. Também deve ser evitado o uso concomitante com álcool. Pacientes comidade avançada ou com histórico de crises de mania, transtorno bipolar, problemas no fígado, coração ou rins, epilepsia, glaucoma, histórico de problemas de coagulação, e aqueles em tratamento com eletroconvulsoterapia (ECT) devem consultar o médico, pois podem apresentar riscos aumentando durante o tratamento. O uso de MORATUS em adultos jovens com transtorno depressivo maior pode aumentar o risco de comportamento suicida. Além disso, pode ocorrer hiponatremia, acatisia, sintomas de síndrome serotoninérgica, e um aumento do risco de fraturas ósseas.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    MORATUS deve ser utilizado por via oral e é indicado para adultos que apresentam condições como transtorno depressivo maior, comportamento obsessivo ou compulsivo, ataques de pânico, ansiedade generalizada e ansiedade após eventos traumáticos. A posologia exata deve ser determinada pelo médico responsável. É importante lembrar que não é indicado para crianças e adolescentes menores de 18 anos. Recomenda-se procurar orientação médica para qualquer dúvida.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de MORATUS pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Além disso, pode ocorrer hiponatremia (redução da concentração de sódio no sangue), podendo levar a sonolência e fraqueza. Outros efeitos adversos incluem acatisia (incapacidade de permanecer na mesma posição) e reações raras como a síndrome serotoninérgica e a síndrome neuroléptica maligna, que podem provocar tremores, movimentos espasmódicos, rigidez muscular, dificuldade em ficar parado, e aumento da frequência cardíaca. Além disso, há um aumento no risco de fratura óssea em pacientes que usam cloridrato de paroxetina.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de MORATUS, pode ocorrer o desenvolvimento de sintomas adversos. É importante que você procure o médico imediatamente ou vá ao hospital mais próximo, especialmente se notar um aumento nos sintomas da depressão ou qualquer comportamento ou pensamento estressante.