Este medicamento é destinado ao tratamento de: s
índromes dispépticas frequentemente associadas a um retardo de esvaziamento gástrico, refluxo gastroesofágico e esofagite; sensação de empachamento epigástrico, saciedade precoce, distensão abdominal, dor abdominal alta; eructação, flatulência; náuseas e vômitos; azia, queimação epigástrica com ou sem regurgitação de conteúdo gástrico. Uma indicação específica são as náuseas e vômitos induzidos pelos agonistas dopaminérgicos usados no tratamento da Doença de Parkinson como a L-dopa e bromocriptina.
Como este medicamento funciona?
Motilium é um medicamento que torna mais rápida a movimentação do alimento através do esôfago, estômago e intestinos, de tal maneira que o alimento não fique parado por muito tempo em um mesmo local, ou haja refluxo do mesmo. O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado se você: apresentar sensibilidade (alergia) a qualquer um de seus componentes; sofrer de prolactinoma, uma doença da hipófise; tiver dores de estômago severas ou fezes escuras persistentes; tiver doença hepática (do fígado); estiver utilizando certos medicamentos que desaceleram o metabolismo de outros medicamentos e que também possam afetar o ritmo cardíaco, como: itraconazol, cetoconazol oral, posaconazol ou voriconazol, que são usados para tratar infecções fúngicas; eritromicina, claritromicina ou telitromicina, que são antibióticos; amiodarona, um medicamento para o coração; ritonavir ou saquinavir, que são medicamentos para tratar HIV/AIDS; telaprevir, que é um medicamento para hepatite C. Você deve parar de tomar Motilium e entrar em contato imediatamente com seu médico se você apresentar ritmo cardíaco anormal. Atenção: contém lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de tomar Motilium ®, você deverá informar ao seu médico se: tem alguma doença nos rins; tem ou teve alguma doença no coração, incluindo insuficiência cardíaca, ataque cardíaco anterior, angina (dores no peito), ou distúrbios do ritmo cardíaco, incluindo batimento rápido ou lento ou irregular. Você deve parar de tomar Motilium ® e entrar em contato imediatamente com seu médico se você apresentar ritmo cardíaco anormal. Os comprimidos contêm lactose e podem não ser adequados se você tiver: intolerância à lactose; galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose. Se você apresentar qualquer uma destas condições, converse com seu médico antes de tomar Motilium ®. Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas: Tenha cautela ao dirigir um veículo motorizado ou operar máquinas. Gravidez: Não existem estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Consulte um médico antes de usar se você estiver grávida ou amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Amamentação: A quantidade de domperidona que poderia ser ingerida por um lactente através do leite materno é baixa. Não se sabe se isto é nocivo ao recém-nascido. Por essa razão, não é recomendado que você amamente se estiver tomando Motilium ®. Ingestão concomitante com outras substâncias: Você não deve tomar Motilium ® se estiver usando certos medicamentos que diminuem o metabolismo de outros medicamentos e que podem, também, afetar
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Adultos e adolescentes ≥ 12 anos de idade e com peso ≥ 35 kg: a dose de Motilium deve ser a menor dose eficaz para a situação individual (tipicamente 30 mg/dia) e pode ser aumentada, se necessário, até uma dose diária oral máxima de 40 mg. Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea e vômito agudos. Se a náusea ou o vômito persistirem por mais de uma semana, o paciente deverá consultar seu médico. Para as outras indicações, a duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados. A posologia recomendada é de 10 mg (1 comprimido) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg (1 comprimido) ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg).
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento é contraindicado se você: apresentar sensibilidade (alergia) a qualquer um de seus componentes; sofrer de prolactinoma, uma doença da hipófise; tiver dores de estômago severas ou fezes escuras persistentes; tiver doença hepática (do fígado); estiver utilizando certos medicamentos que desaceleram o metabolismo de outros medicamentos no corpo e que também possam afetar o ritmo cardíaco, como: itraconazol, cetoconazol oral, posaconazol ou voriconazol, que são usados para tratar infecções fúngicas; eritromicina, claritromicina ou telitromicina, que são antibióticos; amiodarona, um medicamento para o coração; ritonavir ou saquinavir, que são medicamentos para tratar HIV/AIDS; telaprevir, que é um medicamento para hepatite C. Você deve parar de tomar Motilium e entrar em contato imediatamente com seu médico se você apresentar ritmo cardíaco anormal. Atenção: contém lactose e este medicamento não deve ser usado por pessoas com sindrome de má absorção de glicose-galactose.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de MOTILIUM, recomenda-se entrar em contato imediatamente com um médico. É importante monitorar a ocorrência de ritmo cardíaco anormal, que pode ser um efeito adverso sério. A dose máxima diária oral recomendada é de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg), e a utilização deve ser feita antes das refeições, respeitando-se esses limites.