Motraz (cloridrato de trazodona) é indicado no tratamento da depressão com ou sem episódios de ansiedade, da dor associada à neuropatia diabética e de outros tipos de dores crônicas e no tratamento da depressão maior.
Como este medicamento funciona?
Motraz (cloridrato de trazodona) é um antidepressivo cujo princípio ativo é o cloridrato de trazodona. A trazodona modifica as concentrações de duas substâncias naturais existentes no cérebro, a serotonina e a noradrenalina, promovendo a melhora dos sintomas associados à depressão.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar este medicamento se apresentar alergia à trazodona ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Está contraindicado o uso de cloridrato de trazodona concomitantemente ou dentro de 14 dias da interrupção do tratamento com medicamentos inibidores da enzima monoamino oxidase (MAO). Também está contraindicado o uso de cloridrato de trazodona em pacientes recebendo o antibiótico linezolida. O cloridrato de trazodona não é recomendado para pacientes em fase de recuperação de um infarto do miocárdio. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose ou alterações no coração, como síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT (ou síndrome do QT longo).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A trazodona está associada à ocorrência de ereção peniana prolongada (priapismo). Os pacientes do sexo masculino com ereções prolongadas ou de duração inadequada devem suspender imediatamente o tratamento com o medicamento e consultar o médico. É importante observar que a trazodona pode causar complicações sérias, como danos permanentes da função erétil ou impotência. Além disso, é recomendado tomar este medicamento durante ou logo após as refeições para evitar irritação estomacal. Outros pontos importantes incluem: há relatos de queda na pressão arterial e desmaios; a suspensão da medicação deve ser gradual; deve-se evitar bebidas alcoólicas e outros medicamentos que provoquem sono; e deve-se ter cuidado ao levantar-se ou sentar-se abruptamente. O uso da trazodona deve ser avaliado por um médico caso o paciente tenha doenças cardíacas, alcoolismo, comprometimento do fígado, ou dicas de risco de suicídio. Em caso de síndromes ou efeitos adversos, o tratamento deve ser interrompido imediatamente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC), protegido da luz e da umidade.
Como devo usar este medicamento?
A trazodona deve ser tomada dentro ou logo após as refeições para evitar irritação estomacal. Embora 75% dos pacientes apresentem melhora em 2 semanas, às vezes pode ser necessário um período superior a 30 dias para produzir efeitos terapêuticos significativos. Quando houver a necessidade de suspensão da medicação, ela deve ser realizada gradualmente. É importante seguir corretamente as doses e horários prescritos pelo seu médico para que a medicação tenha o efeito esperado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de tomar uma dose de Motraz (cloridrato de trazodona), tome a dose esquecida assim que você perceber. Se já estiver próximo ao horário da próxima dose, omita a dose perdida e não dobre a dose para compensar a dose perdida.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento MOTRAZ (cloridrato de trazodona) pode causar vários males, incluindo ereção peniana prolongada (priapismo), que pode necessitar de intervenção cirúrgica e resultar em danos permanentes da função erétil ou impotência. Também está associado à ocorrência de queda na pressão arterial (hipotensão), sangramentos, fraturas ósseas, dilatação leve da pupila e sintomas da síndrome serotoninérgica, que incluem alterações no estado mental, taquicardia, e sintomas gastrointestinais. A interrupção abrupta do tratamento pode levar à síndrome de descontinuação, com sintomas como náusea, tontura e alterações psicológicas. Cuidados também devem ser tomados em pacientes com síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.