Muskard é indicado no tratamento da cardiopatia isquêmica (doença ocasionada por um déficit na circulação nas artérias) e na insuficiência cardíaca de causa isquêmica.
Como este medicamento funciona?
Devido às suas propriedades anti-isquêmicas, Muskard reduz significativamente o número de crises da angina de peito, aumenta a capacidade de exercício e melhora a contratilidade cardíaca. A ação farmacológica do medicamento se inicia a partir do 15° dia de tratamento, em média.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar Muskard em caso de alergia a trimetazidina ou a qualquer um dos componentes da fórmula; se você tem a doença de Parkinson; ou se você tem problemas renais graves. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Fale com seu médico ou farmacêutico antes de tomar Muskard. Este medicamento não é um tratamento curativo de uma crise de angina de peito e nem é indicado como tratamento inicial de uma crise de angina de peito instável ou infarto do miocárdio. Em caso de infarto do miocárdio, não deve ser utilizado na fase pré-hospitalar ou nos primeiros dias de internação. No caso de uma crise de angina de peito, a doença arterial coronariana deve ser reavaliada e uma adaptação do tratamento considerada. Este medicamento pode agravar ou induzir sintomas como tremores, postura rígida, movimentos lentos e caminhar desequilibrado, especialmente em pacientes idosos. Reações cutâneas graves foram relatadas em associação com dicloridrato de trimetazidina. Suspeite a suspensão do uso e procure atendimento médico imediatamente se notar qualquer um dos sintomas relacionados a essa reação cutânea grave. Podem ocorrer quedas devido a baixa na pressão arterial ou perda de equilíbrio. Não é recomendado para crianças e adolescentes. A trimetazidina tem pouca influência na capacidade de condução de veículos e na utilização de máquinas, porém pode causar tonturas e sonolência. Gravidez e lactação são contraindicações, sendo aconselhável consultar o médico antes de usar. Informe ao médico sobre outros medicamentos utilizados. Não use medicamento sem conhecimento médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O Muskard deve ser guardado na sua embalagem original. Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC), protegido da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos devem ser ingeridos com copo de água, no momento das refeições. A posologia recomendada é de 1 comprimido duas vezes ao dia, sendo um pela manhã, durante o café da manhã e outro à noite, durante o jantar. Os benefícios do tratamento com Muskard devem ser avaliados pelo seu médico após 3 meses e o medicamento deve ser descontinuado se não tiver ocorrido resposta ao tratamento. Em virtude da falta de dados de eficácia e segurança, Muskard não deve ser utilizado por crianças e adolescentes. Se você tiver problemas renais ou se tiver mais de 75 anos, o seu médico poderá ajustar a dose recomendada. Se você achar que o efeito do Muskard está muito forte ou muito fraco, fale com seu médico ou farmacêutico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça de tomar Muskard no horário receitado pelo seu médico, tome-o assim que se lembrar. Porém, se já estiver próximo ao horário de tomar a dose seguinte, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses receitado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento duas vezes para compensar a dose esquecida. O esquecimento da dose pode, entretanto, comprometer a eficácia do tratamento. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Como qualquer medicamento, Muskard pode causar efeitos indesejáveis, embora nem todos os pacientes irão apresentá-los. As reações adversas observadas com o uso do dicloridrato de trimetazidina foram: comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): tonturas, dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, indigestão, mal-estar, vômitos, erupção na pele, coceira, urticária e sensação de fraqueza. Incomum (pode ocorrer entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): sensação incomum na pele, como formigamento ou sensação de formigamento (parestesia). Rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): batimentos cardíacos rápidos ou irregulares (também chamados de palpitações), batimentos cardíacos a mais, batimentos cardíacos mais rápidos, diminuição da pressão arterial ao levantar-se, o que pode causar tonturas ou desmaio, mal-estar (geralmente sensação de indisposição), quedas e rubor. Frequência desconhecida (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis): sintomas extrapiramidais
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso excessivo de Muskard, suspenda o uso do medicamento e procure atendimento médico imediatamente se notar quaisquer sintomas adversos, como reações cutâneas graves, que incluem reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) e pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA).