MYRAFER está indicado em caso de anemia por deficiência de ferro (falta de ferro).
Como este medicamento funciona?
MYRAFER age como antianêmico em caso de anemia por deficiência de ferro, reabastecendo o organismo com este elemento, indispensável para a formação da hemoglobina.
Quando não devo usar este medicamento?
MYRAFER está contraindicado nos casos de hipersensibilidade aos sais de ferro ou a qualquer um dos componentes do produto, em todas as anemias não ferropênicas, particularmente aquelas causadas por acúmulo de ferro ou incapacidade de sua utilização. MYRAFER não deve ser utilizado por pacientes com doenças hepáticas agudas, doenças gastrintestinais ou com anemia não causadas por deficiência de ferro ou incapacidade da sua utilização. Deve ser administrado com cautela na presença de alcoolismo, hepatite, infecções agudas, e estados inflamatórios do trato gastrintestinal, pancreatite e úlcera péptica. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
MYRAFER deve ser ingerido durante ou imediatamente após as refeições. O uso de MYRAFER em estados inflamatórios do trato gastrintestinal deve ser evitado ou somente realizado sob acompanhamento médico. Durante a gravidez, a necessidade de ferro aumenta, e muitas mulheres grávidas desenvolvem anemia se não receberem suplemento de ferro. O uso desse medicamento não interfere no aleitamento. No entanto, não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. O alcoolismo deve ser considerado, pois pode aumentar o risco de efeitos indesejáveis. Informe ao seu médico sobre o uso de outros medicamentos. MYRAFER contém corantes que podem causar reações alérgicas em alguns indivíduos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC, protegido da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para usar MYRAFER, deve-se ingerir os comprimidos revestidos durante ou imediatamente após as refeições. A posologia média sugere que crianças maiores de 12 anos, adultos e lactantes apresentando deficiência de ferro manifesta (com sintomas) devem ingerir 1 a 2 comprimidos revestidos (100 a 200mg de ferro elementar) por dia. A utilização deve ser realizada por 3 a 5 meses até a normalização dos valores de hemoglobina. Para deficiência de ferro latente (sem sintomas), a dose é de 1 comprimido revestido (100mg de ferro elementar) por dia, preferencialmente próximo às refeições. Para mulheres grávidas com deficiência de ferro manifesta, a recomendação é de 2 comprimidos revestidos (200mg de ferro elementar) por dia e, posteriormente, 1 comprimido (100mg de ferro elementar) por dia até o final da gravidez. O tratamento não deve ser interrompido sem orientação médica e o comprimido não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Raramente provoca fenômenos gastrintestinais (dor abdominal, constipação, diarreia, náuseas, dores epigástricas, dispepsia, vômitos, sensação de plenitude) frequentemente observados com o uso de sais ferrosos. A manifestação de reações de hipersensibilidade (urticária, erupções cutâneas, pruridos, sensação de calor, rubor, taquicardia) também é muito rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro. A coloração escura das fezes, quando seu uso, não é característica específica do MYRAFER, mas de todos compostos de ferro, não tendo significado clínico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de superdose, não foram observados sinais ou sintomas de intoxicação e tampouco de sobrecarga férrica, pois o ferro de MYRAFER apresenta-se sob a forma de complexo de ferripolimaltose, portanto não se encontra na forma de ferro livre no trato gastrintestinal e não é absorvido via difusão passiva. Quando a ingestão acidental ou proposital de doses muito acima das preconizadas de sais de ferro II, não complexados, sintomas como náuseas e sensação de plenitude gástrica podem ocorrer e, nesses casos, deve-se proceder o esvaziamento gástrico e empregar medidas usuais de apoio. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 - 722 - 6001, se você precisar de mais orientações.