Este medicamento é indicado para: alívio da dor aguda e crônica intensa, que requer controle por mais de 24 horas, onde não houve melhora com outros analgésicos; tratamento de desintoxicação de adictos em narcóticos (heroína ou outras drogas similares à morfinas); terapia de manutenção temporária de adictos em narcóticos em conjunto com serviços médicos e sociais adequados.
Como este medicamento funciona?
Mytedom é um analgésico opioide sintético, cuja substância ativa é o cloridrato de metadona, que apresenta características analgésicas semelhantes à morfina. Sua ação analgésica ocorre no sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal, e em outros órgãos do organismo que contenham musculatura lisa como o intestino. A metadona altera os processos relacionados tanto à percepção como à resposta emocional à dor. Mytedom, assim como os outros analgésicos opioides, atua em estruturas celulares específicas localizadas no cérebro, na medula espinhal e em outros tecidos, que são os receptores analgésicos do nosso organismo e que inibem ou diminuem o estímulo doloroso. As principais ações terapêuticas da metadona são a analgesia e a sedação nos casos de dor intensa, como a dor no câncer, além de ser utilizada na desintoxicação de narcóticos, para evitar ou atenuar os sintomas da retirada dessas substâncias (narcóticos) durante esse processo.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a metadona ou a algum dos componentes da fórmula. É também contraindicado em casos de insuficiência respiratória grave, asma brônquica aguda em condições não monitoradas ou na ausência de equipamento de ressuscitação, e em pacientes com obstrução gastrointestinal suspeita ou conhecida, incluindo ílio paralítico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A associação de medicamentos opioides com benzodiazepínicos ou outros depressores do SNC deve ser limitada apenas para os pacientes que possuem opções de tratamento alternativo inadequadas. Se estes medicamentos são prescritos concomitantemente, limitar as doses e duração de cada fármaco ao mínimo possível para alcançar o efeito clínico desejado. Os pacientes devem ser alertados quanto aos riscos de dificuldade ou diminuição da respiração e/ou sedação, e dos sinais e sintomas associados. Evitar a prescrição de medicamentos opioides para pacientes que tomam benzodiazepínicos ou outros depress sores do SNC, incluindo o álcool.
Potencial de dependência, abuso e uso inapropriado: A metadona, assim como outros opioides, pode causar dependência, além de expor ao risco de abuso ou uso inapropriado. Portanto, possui potencial para viciar. A dependência física e psíquica bem como a tolerância podem se desenvolver após administrações repetidas, mesmo se você utilizar doses adequadas. Se você observar mudanças de comportamento ou atitudes, informe ao seu médico.
Depressão respiratória: Depressão respiratória severa tem sido relatada com o uso de opioides de longo duração, mesmo nas doses recomendadas. Se a depressão respiratória não for diagnosticada imediatamente e tratada, ela poderá resultar em parada respiratória e óbito. O manejo da depressão respiratória poderá incluir observação, medidas de suporte e uso de antagonistas de opioides, dependendo da condição clínica do paciente. O médico irá avaliar a possibilidade de iniciar metadona para tratamento apenas se os benefícios superarem o risco de prolongamento do intervalo QT e desenvolvimento de arritmias.
Síndrome de Abstinência Neonatal: O uso prolongado de opioides durante a gestação
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Mytedom® deve ser utilizado por via oral. A posologia e a duração do tratamento devem ser estabelecidas pelo médico, levando em consideração a intensidade da dor e a resposta do paciente ao tratamento. É importante seguir rigorosamente as orientações médicas e ser cauteloso, visto que a metadona apresenta potencial para dependência e abuso.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar Mytedom, utilize a dose assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo da hora da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome o esquema posológico habitual. Não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Mytedom pode causar dependência, abuso e uso inapropriado, com potencial para viciar. O uso de opióides, como a metadona, pode resultar em depressão respiratória severa, que pode levar à parada respiratória e óbito. A ingestão acidental pode resultar em superdose fatal, especialmente em crianças. Ademais, há risco de prolongamento do intervalo QT, o que pode ser mortal. É necessário cuidado especial em pacientes idosos, debilitados ou com doença pulmonar crônica, devido ao risco aumentado de depressão respiratória.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A ingestão acidental de até mesmo uma dose de metadona, especialmente por crianças, pode resultar em superdose fatal. O manejo da depressão respiratória poderá incluir observação, medidas de suporte e uso de antagonistas de opioides, dependendo da condição clínica do paciente.