Mytedom 5MG com 20 Comprimidos

  • Fabricante: Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. - 44734671000151
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Metadona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado para: o alívio da dor aguda e crônica intensa, que requer controle por mais de 24 horas, onde não houve melhora com outros analgésicos; tratamento de desintoxicação de adictos em narcóticos (heroína ou outras drogas similares à morfina); terapia de manutenção temporária de adictos em narcóticos em conjunto com serviços médicos e sociais adequados.

  • Como este medicamento funciona?

    Mytedom é um analgésico opioide sintético, cuja substância ativa é o cloridrato de metadona, que apresenta características analgésicas semelhantes à morfina. Sua ação analgésica ocorre no sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal, e em outros órgãos que contenham musculatura lisa, como o intestino. A metadona altera os processos relacionados tanto à percepção como à resposta emocional à dor. Mytedom atua em estruturas celulares específicas localizadas no cérebro e medula espinhal, que são os receptores analgésicos do organismo, inibindo ou diminuindo o estímulo doloroso. As principais ações terapêuticas da metadona são a analgesia e a sedação nos casos de dor intensa, como a dor no câncer, e também é utilizada na desintoxicação de narcóticos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a metadona ou a algum dos componentes da fórmula. Em casos de insuficiência respiratória grave e asma brônquica aguda em condições não monitoradas ou na ausência de equipamento de ressuscitação ou hipercarbia e em pacientes com obstrução gastrointestinal suspeita ou conhecida, incluindo íléo paralítico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de metadona, como em Mytedom, deve ser cuidadosamente avaliado, especialmente em combinação com benzodiazepínicos ou outros depressores do SNC, limitando doses e duração ao mínimo necessário. Pacientes devem ser advertidos sobre os riscos de dificuldade respiratória e sedação. Também é essencial estar ciente do potencial de dependência e abuso, bem como dos riscos de depressão respiratória, que pode ser severa, especialmente no início do tratamento ou após aumento de doses. A ingestão acidental, principalmente por crianças, pode ser fatal, e o uso em pacientes com prolongamento do intervalo QT deve ser feito com precauções rigorosas. Em todas as circunstâncias, qualquer alteração no comportamento deve ser reportada ao médico.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de metadona pode causar os seguintes males: dependência, abuso e uso inapropriado; depressão respiratória severa, que pode resultar em parada respiratória e óbito; ingestão acidental, especialmente por crianças, que pode resultar em superdose fatal; e prolongamento do intervalo QT, tornando o paciente suscetível a arritmias e risco de óbito. Também se destaca a possibilidade de síndrome de abstinência neonatal em recém-nascidos se o uso ocorrer por mulheres grávidas. Além disso, há riscos aumentados de depressão respiratória em pacientes idosos, debilitados ou com comorbidades pulmonares.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.