Naprix ® é destinado ao tratamento de: pressão alta; insuficiência cardíaca congestiva (incapacidade do coração efetuar suas funções de forma adequada); redução da mortalidade em pacientes pós-ataque cardíaco; tratamento de doença no glomérulo renal (parte do rim) manifesta e doença no rim incipiente, em pacientes diabéticos ou não diabéticos; prevenção de ataque cardíaco, derrame ou morte por doença cardiovascular e redução da necessidade de realização de cirurgia para melhorar a irrigação do sangue do coração, em pacientes com alto risco cardiovascular; prevenção de ataque cardíaco, derrame ou morte por doença do coração, em pacientes diabéticos; prevenção da progressão de microalbuminúria e doença no rim manifesta.
Como este medicamento funciona?
Naprix ® é um anti-hipertensivo que promove a queda dos níveis elevados da pressão arterial e também promove outros efeitos protetores no sistema do coração e circulatório. Os efeitos de ramipril são atribuídos principalmente à inibição da enzima conversora de angiotensina (ECA) - substância presente no corpo humano. Na maioria dos pacientes, o início do efeito anti-hipertensivo torna-se aparente após 1 ou 2 horas da administração oral de dose única, sendo que o efeito máximo é alcançado 3 a 6 horas após essa administração. A duração do efeito anti-hipertensivo de uma dose única é geralmente de 24 horas. O efeito anti-hipertensivo máximo com a administração contínua de ramipril é geralmente observado após 3 a 4 semanas. Foi demonstrado que o efeito anti-hipertensivo é sustentado em tratamentos prolongados durante dois anos.
Quando não devo usar este medicamento?
Naprix não deve ser utilizado nos seguintes casos: alerigia ao ramipril, a qualquer outro inibidor da ECA ou a qualquer um dos componentes da formulação; histórico de angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas); uso concomitante dos medicamentos sacubitril/valsartana; estreitamento na artéria do rim bilateral ou unilateral; pressão arterial baixa ou instável; em pacientes com diabetes ou com alteração moderada a severa da função dos rins (clearance de creatinina < 60 mL/min) que utilizam medicamentos com alisquireno; em pacientes com nefropatia diabética que utilizam um antagonista do receptor de angiotensina II (ARAII).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de NAPRIX requer acompanhamento médico regular. Não deve ser utilizado se o paciente possui alergia ao ramipril ou a outros inibidores da ECA, histórico de angioedema, uso concomitante de medicamentos sacubitril/valsartana, estenose na artéria do rim, pressão arterial baixa, ou se o paciente é diabético com alteração renal. O tratamento pode levar a aumento do risco de angioedema e requer monitorização da função dos rins, do potássio e da contagem de leucócitos. Em gravidez e amamentação, o uso é contraindicado sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar angioedema de cabeça, pescoço ou extremidades, que exige a interrupção imediata do uso e contato com o médico. Também foi relatado angioedema intestinal, que pode se manifestar como dor abdominal e, em alguns casos, angioedema facial. Os pacientes tratados com inibidores da ECA, como o ramipril, devem estar cientes do risco de hipotensão, hipercalemia (nível elevado de potássio no sangue) e alterações da função dos rins, especialmente quando em uso combinado com outros medicamentos. Além disso, o uso de Naprix pode afetar o fígado, requerendo acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos. Também pode ocorrer leucopenia (redução dos glóbulos brancos), principalmente em pacientes com alterações na função renal ou que utilizam outros medicamentos que afetem o perfil hematológico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?