O naproxeno é indicado para:
- dores agudas causadas por inflamação como, por exemplo, dor de garganta;
- dor e febre em adultos, como por exemplo dor de dente, dor abdominal e pélvica, dor de cabeça, sintomas de gripe e resfriado;
- dores musculares e articulares, como por exemplo torcicolo, bursite, tendinite, dor nas costas, dor nas pernas, cotovelo do tenista, dor reumática;
- dor após traumas: entorses, distensões, contusões, lesões leves decorrentes de prática esportiva.
Como este medicamento funciona?
O naproxeno é um anti-inflamatório que possui ação analgésica e antitérmica. Seu mecanismo de ação envolve a inibição da síntese de prostaglandinas, que são substâncias envolvidas no processo da dor e inflamação.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para: pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao naproxeno ou a qualquer outro componente do medicamento; pacientes com histórico de asma, rinite, pólipos nasais ou urticária pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs); pacientes com antecedente ou história atual de sangramento ou perfuração gastrintestinal relacionados a terapia anterior com AINEs; pacientes com antecedente ou história atual de hemorragia ou úlcera péptica ativa ou recorrente (dois ou mais episódios distintos de ulceração ou sangramento); pacientes com insuficiência cardíaca grave; pacientes com insuficiência renal com depuração de creatinina inferior a 30mL/min. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Não use este medicamento caso tenha problemas no estômago. Atenção: contém lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
-Advertências e Precauções Deve-se evitar o uso de naproxeno juntamente com outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Efeitos adversos podem ser minimizados utilizando-se a dose eficaz mais baixa pelo menor tempo necessário. Como outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), naproxeno pode provocar sangramento, úlcera ou perfuração gastrintestinal durante o tratamento, especialmente em idosos e pacientes debilitados. O risco de sangramento, úlceras ou perfuração aumenta com a dose do anti-inflamatório nos pacientes idosos ou naqueles com antecedente de úlcera, especialmente se complicada por hemorragia ou perfuração. Pacientes com histórico de doença inflamatória gastrointestinal (doença de Crohn, colite ulcerativa), especialmente se idosos, devem relatar ao médico a ocorrência de quaisquer sintomas abdominais incomuns (especialmente sangramento gastrintestinal), principalmente no início do tratamento. Em caso de sangramento ou úlcera gastrintestinal, o tratamento deve ser interrompido. Embora raros, há relatos de reações com manifestações cutâneas (na pele). O uso de naproxeno deve ser interrompido ao primeiro aparecimento de erupção cutânea, lesões das mucosas ou qualquer outro sinal de hipersensibilidade
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O naproxeno deve ser administrado por via oral, seguindo as orientações médicas. É indicado para tratar dores agudas causadas por inflamação, como dor de garganta, dor e febre em adultos, dores musculares e articulares, así como dor após traumas, como entorses e lesões leves. É importante não exceder a doses seguras e evitar seu uso em pacientes com contraindicações específicas, como casos de hipersensibilidade ao naproxeno ou a outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Sempre é necessário consultar um médico antes de iniciar o tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O naproxeno pode provocar sangramento, úlcera ou perfuração gastrintestinal durante o tratamento, especialmente em idosos e pacientes debilitados. O risco aumenta com a dose do anti-inflamatório em pacientes idosos ou com histórico de úlcera, especialmente se complicada por hemorragia ou perfuração. Também pode causar reações cutâneas e reações anafilactoides em pacientes com histórico de hipersensibilidade. Pode ocorrer crises de broncoespasmo em pacientes com história de asma ou alergia. Além disso, pode ocorrer retenção de líquidos, edema, e um pequeno incremento no risco de eventos trombóticos (como infarto do miocárdio ou derrame cerebral). Recomenda-se cautela em pacientes com hipertensão ou insuficiência cardíaca, pois o medicamento pode interferir na fertilidade e afetar o sistema cardiovascular fetal durante a gravidez.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso excessivo do naproxeno, deve-se interromper o tratamento e buscar imediatamente orientação médica. A superdosagem pode provocar efeitos adversos graves, incluindo sangramento, úlcera ou perfuração gastrintestinal. É importante monitorar a ocorrência de quaisquer sintomas abdominal como sangramento ou dor intensa e alguns podem necessitar de tratamento específico.