Neo Decapeptyl é destinado ao tratamento de: neoplasia maligna (câncer) da próstatahormônio-dependente em estágio avançado, podendo ser usado como tratamento alternativo quando a orquiectomia ou a administração de estrógenos não são indicadas ou aceitas pelo paciente; puberdade precoce; endometriose (presença de tecido que reveste o útero fora do útero); leiomioma do útero, como medida pré-operatória; e câncer de mama como tratamento adjuvante em combinação com tamoxifeno ou inibidor da aromatase para câncer de mama em estágio inicial. Também é utilizado em técnicas de reprodução assistida.
Como este medicamento funciona?
A triptorrelina é uma substância cuja principal função é a de inibir a liberação dos hormônios sexuais. Após cerca de 2 semanas da sua aplicação, a triptorrelina começa a inibir os estímulos hormonais que levam ao crescimento dos tumores da próstata, como também ao desenvolvimento da endometriose. O tempo médio estimado para início da ação depois que você usar Neo Decapeptyl é de 48 horas. A triptorrelina atua diminuindo o nível do hormônio sexual masculino (testosterona) e do hormônio sexual feminino (estrógeno) no corpo. A redução dos níveis de estrogênio no corpo é uma maneira de tratar o câncer de mama dependente de hormônios.
Quando não devo usar este medicamento?
Neo Decapeptyl é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Neo Decapeptyl não deve ser aplicado em caso de comprovada independência hormonal ou após castração cirúrgica (remoção dos testículos). Para casos de câncer de mama, o uso de um inibidor da aromatase não deve ser iniciado antes que a adequada supressão ovariana com triptorrelina tenha sido alcançada. Em técnicas de reprodução assistida, o uso de Neo Decapeptyl deve ser considerado com grande precaução, quando o número de folículos ultrassonograficamente detectáveis for superior ou igual a 10. Gravidez e lactação: Neo Decapeptyl não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação, e a ausência de gravidez deve ser confirmada antes de iniciar o tratamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de usar Neo Decapeptyl nas seguintes condições: - Se você tem diabetes. Seu médico irá verificar os seus níveis de açúcar no sangue durante o tratamento. - Se sofre de problemas cardíacos ou vasculares. Seu médico irá verificar a sua pressão arterial durante o tratamento. - Se tiver algum problema no coração ou nos vasos sanguíneos, incluindo problemas no ritmo cardíaco (arritmia), ou estiver em tratamento com medicamentos para essas condições. O risco de problemas no ritmo cardíaco pode aumentar quando se utiliza Neo Decapeptyl 3,75 mg. - Se tem um aumento (tumor benigno) da glândula pituitária que desconhecia, pode ser descoberto durante o tratamento com Neo Decapeptyl 3,75 mg. Os sintomas incluem dor de cabeça súbita, vômito, problemas com a visão e paralisia dos olhos. - Se você está prestes a fazer um teste de diagnóstico da função da glândula pituitária ou dos órgãos sexuais, os resultados podem ser enganosos se você estiver usando Neo Decapeptyl 3,75 mg ou se tiver acabado de interromper o tratamento com Neo Decapeptyl 3,75 mg. Atenção, converse com seu médico se você estiver preocupado com alguma das situações anteriores. Foram relatadas convulsões com análogos do GnRH, particularmente em mulheres e crianças. Alguns destes pacientes apresentavam fatores de risco para convulsões (como história de epilepsia, tumores intrac
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Neo Decapeptyl pode causar diversos maus efeitos, incluindo: convulsões, especialmente em pacientes com fatores de risco como história de epilepsia ou tumores intracranianos. Além disso, há um risco aumentado de diabetes mellitus e eventos cardiovasculares, alterações metabólicas como intolerância à glicose e esteatose hepática. Os pacientes podem apresentar variações de humor e, em casos severos, depressão. Também existem relatos de apoplexia hipofisária após a administração do medicamento. Além disso, o tratamento pode provocar perda óssea e aumentar o risco de anemia. Pacientes com problemas cardíacos, diabetes ou tumor benigno da glândula pituitária devem ser cuidadosamente monitorados.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?