Neumosin é indicado para o tratamento de adultos (com idade igual ou acima de 18 anos) com: infecções das vias respiratórias superiores e inferiores; exacerbações agudas de bronquite crônica; pneumonia adquirida na comunidade, incluindo PAC causada por bactérias resistentes a alguns antibióticos; sinusite aguda; infecções não complicadas de pele e tecidos moles; doença inflamatória pélvica não complicada; infecções complicadas de pele e anexos, incluindo infecções do pé diabético; e infecções intra-abdominais complicadas, incluindo infecções causadas por várias bactérias, como abscessos.
Como este medicamento funciona?
Neumosin é um antibiótico utilizado para tratar infecções causadas por uma variedade de bactérias. Atua causando a morte das bactérias interferindo nas enzimas que controlam a multiplicação das bactérias. Desde que adequadamente indicado, os sinais e os sintomas da doença devem melhorar em um período mínimo de cinco dias de tratamento correto.
Quando não devo usar este medicamento?
Neumosin não deve ser tomado por pessoas com conhecida alergia ao moxifloxacino ou a qualquer componente de sua formulação ou aos antibióticos de mesma classe (quinolonas). Também é contraindicado durante a gravidez e amamentação. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar este medicamento, você deve ter em mente algumas advertências e precauções. Em alguns casos, podem ocorrer reações alérgicas ou de hipersensibilidade após a primeira administração, como aperto no peito, falta de ar ou tontura. É importante interromper o tratamento e buscar orientação médica imediatamente. Também foram relatados casos de reações cutâneas graves, como síndrome de Stevens-Johnson. Neumosin pode provocar alterações do eletrocardiograma, especialmente em mulheres e idosos, sendo necessário ter cautela em pacientes com prolongamento do intervalo QT ou baixos níveis de potássio. Outros cuidados incluem vigilância em pacientes com distúrbios do ritmo cardíaco, hepatite, convulsões, miastenia grave, e risco de tendinite e ruptura de tendão. Deve-se evitar exposição à radiação UV e luz solar, e o tratamento não é recomendado para infecções MRSA ou doença inflamatória pélvica complicada. Pacientes devem informar ao médico caso desenvolvam sintomas de neuropatia ou reações psiquiátricas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C).
Como devo usar este medicamento?
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de tomar o comprimido e: - se ainda faltar 8 horas ou mais até o horário da próxima dose, você deve tomá-lo assim que se lembrar. Você deverá tomar a próxima dose no horário programado. - se faltar menos de 8 horas para a próxima dose não tome o comprimido esquecido, tome a próxima dose (um comprimido) no horário da próxima dose programada. Não tome dois comprimidos juntos para compensar uma dose esquecida. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico. É importante que você faça o tratamento completo, mesmo que você comece a se sentir melhor. Se você parar de tomar o medicamento antes do recomendado, sua infecção pode não ser completamente curada e os sintomas da infecção podem retornar, piorar, ou a bactéria pode se tornar resistente ao medicamento. Não interrompa o tratamento antes de falar com seu médico. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O NEUMOSIN pode causar reações alérgicas ou de hipersensibilidade, incluindo reações graves como choque anafilático. Foram relatados casos de reações de pele como síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Pode também provocar alterações do eletrocardiograma e é contraindicado em pacientes com prolongamento do intervalo QT. Casos de hepatite fulminante e insuficiência hepática foram observados, além de convulsões e tendinite, em especial do tendão de Aquiles. Há risco de neuropatia periférica e reações psiquiátricas. Medidas de precaução devem ser tomadas, especialmente em pacientes com condições preexistentes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de superdose, recomenda-se tratamento sintomático adequado incluindo medidas
do eletrocardiograma de acordo com a condição clínica do paciente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.