Seu médico prescreveu NIMEGON MET para ajudar a reduzir os seus níveis de açúcar no sangue. NIMEGON MET deverá ser associado à dieta e a um programa de exercícios recomendados pelo seu médico. O principal objetivo do tratamento do diabetes tipo 2 é normalizar os níveis de açúcar no sangue, ajudando a prevenir ou retardar as complicações do diabetes como doença cardíaca, doença renal, perda da visão e amputação de membros.
Como este medicamento funciona?
NIMEGON ® MET é um comprimido que contém dois medicamentos, o fosfato de sitagliptina e a metformina, que diminuem o açúcar no sangue. O fosfato de sitagliptina pertence a uma classe de medicamentos denominados inibidores da DPP-4 (inibidores da dipeptidil peptidase-4), e o cloridrato de metformina é um membro da classe das biguanidas. Esses dois componentes atuam juntos para controlar os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. NIMEGON ® MET ajuda a melhorar os níveis de insulina após uma refeição, responde melhor à insulina e diminui a quantidade de açúcar produzida pelo organismo.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar NIMEGON MET se: • tiver diabetes mellitus tipo 1; • tiver problemas graves nos rins; • tiver problemas no fígado; • for alérgico ao fosfato de sitagliptina, ao cloridrato de metformina ou a qualquer outro componente de NIMEGON MET; • apresentar acidose metabólica ou cetoacidose diabética; • tiver recebido ou for receber uma injeção de corante ou agente de contraste para exame radiológico; • tiver qualquer tipo de acidose metabólica; • estiver desidratado ou com infecção grave; • tiver problema vascular grave ou dificuldade para respirar; • ingerir bebidas alcoólicas em excesso; • tiver que ser submetido à cirurgia eletiva de grande porte.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve informar ao seu médico se você:
▪ tem problemas graves nos rins;
▪ tem problemas no fígado;
▪ tem problemas cardíacos, incluindo insuficiência cardíaca congestiva;
▪ bebe muita bebida alcoólica (bebe contínua ou excessivamente durante curtos períodos);
▪ está grávida ou pretende engravidar;
▪ está amamentando;
▪ tem ou teve alguma reação alérgica à sitagliptina, à metformina ou à combinação destas medicações;
▪ está tomando qualquer medicamento obtido com receita médica;
▪ está tomando medicamentos vendidos sem receita (de venda livre);
▪ está tomando qualquer suplemento fitoterápico (medicamentos feitos a partir de plantas).
Casos de pancreatite foram relatados em pacientes que recebiam NIMEGON ® MET. A pancreatite pode ser uma condição médica grave e potencialmente fatal. Pare de tomar NIMEGON ® MET e informe seu médico caso você apresente dor de estômago grave e persistente, acompanhada ou não de vômitos, pois você pode estar com pancreatite. Casos de reações na pele denominadas penfigoide bolhoso, que podem exigir tratamento hospitalar, foram relatados entre os pacientes tratados com NIMEGON ® MET. Caso você desenvolva bolhas ou ruptura (erosão) na pele, informe seu médico. Ele poderá orientá-lo a parar de tomar NIMEGON ® MET. NIMEGON ® MET pode causar um efeito colateral
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento NIMEGON MET deve ser utilizado por via oral, conforme prescrição do seu médico, para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. É importante que o uso de NIMEGON MET seja associado a uma dieta e a um programa de exercícios recomendados pelo médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Resposta:
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento NIMEGON MET pode causar casos de inflamação do pâncreas (pancreatite), que é uma condição médica grave e potencialmente fatal. Além disso, foram relatados casos de reações na pele denominadas penfigoide bolhoso, que podem exigir tratamento hospitalar. O uso de NIMEGON MET também pode levar a um efeito colateral muito raro, mas grave, chamado acidose láctica, especialmente se houver problemas de função renal, diabetes descontrolado, infecções graves, jejum prolongado, ingestão de álcool ou desidratação. Os sintomas da acidose láctica incluem: vômito, dor abdominal, cãibras musculares, sensação geral de mal-estar e dificuldade para respirar.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?