O cloridrato de nortriptilina é um antidepressivo.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de nortriptilina é um antidepressivo tricíclico não inibidor da monoaminoxidase. O mecanismo de melhora do humor por antidepressivos tricíclicos é, no momento, desconhecido. O cloridrato de nortriptilina inibe a recaptação de norepinefrina e serotonina no Sistema Nervoso Central, porém sua atividade como antidepressivo é mais complexa e não muito elucidada. Ele aumenta o efeito vasoconstritor da norepinefrina, mas bloqueia a resposta vasoconstritora da feniletilamina. O início de ação é de 2 semanas, podendo haver uma melhora inicial em 2 a 7 dias.
Quando não devo usar este medicamento?
É contraindicado o uso de cloridrato de nortriptilina ou de outros antidepressivos tricíclicos simultaneamente com inibidores da monoaminoxidase (IMAO).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O cloridrato de nortriptilina pode causar piora clínica e risco de suicídio: pacientes com distúrbio depressivo principal, adultos e pediátricos, podem experimentar piora da depressão e/ou o surgimento de pensamento e comportamento suicida ou mudanças incomuns de comportamento, se estiverem tomando ou não medicamentos antidepressivos. O risco é mais alto em crianças e adolescentes. A dose e a terapia devem ser monitoradas de perto. Pacientes com doença cardiovascular devem tomar a medicação somente sob estrita supervisão, devido ao potencial de aumento da frequência cardíaca.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de nortriptilina pode causar piora clínica e risco de suicídio em pacientes com distúrbio depressivo principal. Pacientes tratados podem experimentar mudanças incomuns de comportamento e síndromes de ansiedade, como agitação, irritabilidade e insônia. É importante observar que manifestações como hipomania e mania também têm sido relatadas. A medicação deve ser utilizada com cautela em pacientes com doença cardiovascular, que podem experimentar aumento da frequência cardíaca e alterações no ritmo cardíaco.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?