NUSIRA ® (cloridrato de tramadol + diclofenaco sódico) é indicado para o alívio da dor inflamatória aguda de intensidade moderada a grave.
Como este medicamento funciona?
NUSIRA ® (cloridrato de tramadol + diclofenaco sódico) contém tramadol (analgésico racêmico de ação central) e diclofenaco (fármaco anti-inflamatório não esteroidal - AINE). O efeito analgésico de tramadol e diclofenaco mostra interações aditivas a sinérgicas em modelos de roedores em antinocicepção aguda. Ademais, a combinação de tramadol e diclofenaco eliminou a formação de edemas em testes com roedores, apresentando um efeito ulcerogênico gástrico inferior ao diclofenaco isolado. Em humanos, essa combinação proporcionou melhor alívio da dor em comparação à monoterapia com tramadol ou diclofenaco. O tempo médio estimado para início da ação terapêutica de NUSIRA ® é de 15 minutos.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome NUSIRA (cloridrato de tramadol + diclofenaco sódico) se você:
- Tem hipersensibilidade (alergia) ao tramadol, diclofenaco ou a qualquer um dos excipientes;
- Teve intoxicação aguda com álcool, hipnóticos, analgésicos, opioides ou outros medicamentos psicotrópicos;
- Está tomando certos medicamentos para o tratamento da depressão, conhecidos como inibidores da MAO (monoaminoxidase) ou os utilizou nos últimos 14 dias;
- Tem epilepsia não controlada adequadamente pelo tratamento;
- Tem histórico de reação alérgica (broncoespasmo, asma, rinite ou urticária) após a administração de ácido acetilsalicílico ou outros AINEs;
- Tem ou teve história anterior de úlceras ou sangramentos digestivos várias vezes (pelo menos dois episódios distintos de ulceração ou hemorragia comprovadas);
- Tem histórico de sangramento digestivo ou perfuração relacionado com tratamento prévio com AINEs;
- Tem sangramento no cérebro ou outros sangramentos ativos;
- Tem insuficiência hepática (no fígado) ou insuficiência renal (nos rins)
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de tomar NUSIRA (cloridrato de tramadol + diclofenaco sódico), informe o seu médico se você: tem epilepsia ou é susceptível a ter convulsões; tem tendência para o abuso de drogas ou dependência; é dependente de opioides; está tomando AINEs, incluindo inibidores seletivos da ciclooxigenase - 2; tem histórico de úlceras, em particular com complicações de hemorragia ou perfuração; está tomando ácido acetilsalicílico (AAS) de baixa dosagem ou outros medicamentos que possam aumentar o risco gastrointestinal; tem histórico de toxicidade gastrointestinal; está tomando concomitantemente medicamentos que possam aumentar o risco de úlceras ou hemorragias; realizou cirurgia gastrointestinal; tem histórico de hipertensão e/ou insuficiência cardíaca congestiva de leve a moderada; tem distúrbios de coagulação. Durante o tratamento, informe imediatamente ao seu médico se você apresentar: sangramento ou úlceras gastrointestinais; aumento da pressão arterial e/ou retenção de líquidos ou inchaço; sinais de erupção cutânea ou outros sinais de reação de hipersensibilidade. O uso concomitante de NUSIRA e álcool pode intensificar os efeitos secundários. Atletas devem saber que este medicamento pode causar resultado positivo em testes de controle de doping. O uso repetido pode causar dependência, abuso e vício.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de NUSIRA pode causar diversos mals, incluindo: hipersensibilidade ao tramadol, diclofenaco ou a qualquer um dos excipientes, riscos de sangramento ou úlcera gastrointestinal, reações alérgicas graves, e dependência pelo uso de substâncias opioides. Além disso, pode haver aumento da pressão arterial e/ou retenção de líquidos. O uso concomitante com álcool pode intensificar os efeitos secundários.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de NUSIRA pode levar a dependência e abuso, além de um risco de overdose, que pode ser fatal. É indicado que, se você notar que precisa usar o medicamento em quantidades maiores do que a recomendada, ou que está desenvolvendo sintomas de abstinência, deve conversar imediatamente com seu médico para discutir a estratégia de tratamento mais apropriada.