Oftalmox é indicado para o combate de infecções causadas por bactérias sensíveis ao moxifloxacino.
Como este medicamento funciona?
Oftalmox elimina as bactérias causadoras da conjuntivite bacteriana.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar o Oftalmox se tiver hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo, outras quinolonas (antibiótico semelhante ao moxifloxacino) ou a qualquer outro componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você não deve usar o Oftalmox se tiver hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo, outras quinolonas (antibiótico semelhante ao moxifloxacino) ou a qualquer outro componente da fórmula. Foram relatadas reações de hipersensibilidade (alergia) sérias e ocasionalmente fatais (anafiláticas), algumas, após a primeira dose, acompanhadas de colapso cardiovascular, perda da consciência, angioedema, obstrução das vias aéreas, dispneia, urticária e coceira. Em caso de reação alérgica ao Oftalmox, interrompa o uso do produto, pois reações sérias podem exigir tratamento de emergência imediato. Também pode ocorrer inflamação e ruptura de tendão com a terapia sistêmica de fluoroquinolona, especialmente em pacientes idosos e aqueles tratados com corticosteroides. Portanto, o tratamento deve ser interrompido ao primeiro sinal de inflamação do tendão. Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos podem ocorrer devido à turvação transitória da visão. Este medicamento não deve ser utilizado por grávidas sem orientação médica. Na lactação, o uso depende da avaliação do médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Oftalmox deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC), protegido da umidade. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação. Após aberto, é válido por 30 dias. Guarde-o em sua embalagem original e não utilize medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O OFTALMOX deve ser utilizado exclusivamente nos olhos. Pingue 1 gota no(s) olho(s) afetado(s), 3 vezes por dia, durante 7 dias. Não deixe que a ponta do frasco toque seus olhos ou área ao redor dos olhos. Para evitar contaminação, mantenha a ponta do frasco longe do contato com qualquer superfície. Se você utiliza mais de um colírio, eles devem ser administrados com um intervalo de no mínimo 5 minutos entre cada aplicação. Pomadas oftálmicas devem ser aplicadas por último. Siga a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se esquecer de utilizar Oftalmox, continue com a próxima dose conforme planejado. Não use uma dose dobrada para compensar a dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As seguintes reações adversas foram reportadas durante estudos clínicos com Oftalmox e são classificadas de acordo com a frequência de ocorrência: muito comum (mais de 10% dos pacientes), comum (entre 1% e 10% dos pacientes), incomum (entre 0,1% e 1% dos pacientes), rara (entre 0,01% e 0,1% dos pacientes), ou muito rara (menos de 0,01% dos pacientes). As reações adversas incluem:
Distúrbios do sistema sanguíneo e linfático: Raro: diminuição das hemoglobinas.
Distúrbios do sistema nervoso: Incomum: dor de cabeça; Raro: parestesia.
Distúrbios oculares: Comum: dor nos olhos, irritação; Incomum: ceratite ponteada, olho seco, conjuntivite hemorrágica, hiperemia nos olhos, prurido, edema nas pálpebras, desconforto ocular; Raro: defeito no epitélio da córnea, distúrbios na córnea, conjuntivite, blefarite, inchaço nos olhos, edema na conjuntiva, visão turva, redução da acuidade visual, astenopia, eritema nas pálpebras.
Distúrbios respiratórios, torácicos e do mediastino: Raro: desconforto nasal, dor laringofaríngea, sensação de corpo estranho.