OLEPTAL ® é usado para tratar crises parciais (convulsões simples, complexas e secundariamente generalizadas) e generalizadas tônico-clônicas. OLEPTAL ® pode ser utilizado isoladamente (isto é, monoterapia) ou em combinação com outros medicamentos antiepilépticos.
Como este medicamento funciona?
O OLEPTAL ® pertence ao grupo de medicamentos denominados anticonvulsivantes ou antiepilépticos. Os medicamentos antiepilépticos, como OLEPTAL ®, são o tratamento padrão para a epilepsia, que é um distúrbio cerebral que leva a crises recorrentes. As crises ocorrem devido a uma falha temporária na atividade elétrica do cérebro, onde as células enviam muitos sinais de forma desordenada. O OLEPTAL ® atua mantendo as células nervosas "superexcitadas" sob controle, suprimindo ou reduzindo a frequência das crises.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome OLEPTAL ® se você: • é alérgico (hipersensível) à oxcarbazepina (substância ativa de OLEPTAL ®) ou eslicarbazepina (outra substância ativa relacionada a oxcarbazepina) ou a qualquer outro componente da formulação de OLEPTAL ®. Se isto se aplica a você, informe ao seu médico antes de tomar OLEPTAL ®. Se você acha que pode ser alérgico, peça orientação ao seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Siga cuidadosamente todas as orientações do seu médico. Estas podem ser diferentes das informações gerais contidas nesta bula. O risco de reações cutâneas graves em pacientes de origem chinesa Han ou tailandesa associado ao uso de oxcarbazepina, carbamazepina ou compostos quimicamente relacionados, pode ser previsto através do teste de amostra de sangue desses pacientes. O seu médico informará se é necessário realizar este exame de sangue antes de tomar OLEPTAL.
Advertências e precauções:
Se já apresentou sensibilidade incomum (rash ou qualquer sinal de alergia) à carbamazepina ou a outros medicamentos.
Apresenta doença dos rins.
Apresenta doença grave do fígado.
Toma diuréticos (medicamentos usados para ajudar os rins a se livrarem do sal e água através do aumento da quantidade de urina produzida).
Apresenta doença do coração, falta de ar e/ou inchaço de pés ou pernas devido ao aumento de fluido corpóreo.
Sabe que tem um baixo nível sanguíneo de sódio.
Está tomando outros medicamentos (vide item Ingestão concomitante com outras substâncias).
É uma mulher que toma anticoncepcional hormonal, OLEPTAL pode tornar o contraceptivo ineficiente.
Se qualquer uma das situações acima se aplica a você, informe ao seu médico antes de tomar OLEPTAL.
Se você desenvolver qualquer um dos seguintes sint
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
OLEPTAL deve ser usado conforme a orientação do seu médico, que pode recomendar a dose e a duração do tratamento. É importante tomar os comprimidos revestidos por via oral. Este medicamento é indicado para tratar crises parciais (convulsões simples, complexas e secundariamente generalizadas) e generalizadas tônico-clônicas. Pode ser utilizado isoladamente (monoterapia) ou em combinação com outros medicamentos antiepilépticos. Não interrompa o tratamento abruptamente e siga todas as orientações do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O OLEPTAL ® pode causar reações alérgicas como inchaço dos lábios, pálpebras, face, garganta, boca ou problemas respiratórios repentinos. Também pode ocorrer febre com inchaço dos gânglios e rash ou bolhas na pele. Além disso, podem surgir reações cutâneas graves como rash, vermelhidão na pele, formação de bolhas nos lábios, olhos ou boca, e descamação da pele acompanhada de febre. Se ocorrer um aumento na frequência das crises, o paciente deve informar ao médico imediatamente. Sintomas como icterícia, cansaço, falta de ar, palidez, dor de cabeça, e tontura também são alertas. Além disso, cuidados são necessários quanto a pensamentos de autoagressão. O uso do medicamento deve ser monitorado por um médico devido ao potencial de dano ao fígado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?