A olmesartana medoxomila + besilato de anlodipino é indicado para o tratamento da pressão arterial alta, ou seja, a pressão cujas medidas estejam acima de 140 mm Hg (pressão “alta” ou sistólica) ou 90 mm Hg (pressão “baixa” ou diastólica). Pode ser usado isoladamente ou em combinação com outros agentes anti-hipertensivos.
Como este medicamento funciona?
A olmesartana medoxomila + besilato de anlodipino, a associação de olmesartana medoxomila e besilato de anlodipino, age diminuindo a pressão arterial, que é a pressão com que o coração faz o sangue circular por dentro das artérias, pois provoca dilatação dos vasos sanguíneos. O besilato de anlodipino tem sua ação iniciada entre 24 e 96 horas e a olmesartana medoxomila em uma semana após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar olmesartana medoxomila + besilato de anlodipino se for sensível ou alérgico a qualquer componente deste produto ou a outros medicamentos da mesma classe do anlodipino (diidropiridinas) e durante a gravidez. Você não deve usar esse produto se é diabético e está utilizando alisquireno. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose. No primeiro trimestre de gestação, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. No segundo e terceiro trimestres de gestação, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
DURANTE o uso do medicamento alguns cuidados devem ser tomados como os descritos a seguir: Queda repentina da pressão: no começo do tratamento com olmesartana medoxomila + besilato de anlodipino deve-se ter atenção quanto ao risco de tontura. Se isso acontecer, deve-se informar ao médico. Mau funcionamento do coração: em geral, os medicamentos que contêm substâncias como o anlodipino devem ser usados com cuidado por pessoas com mau funcionamento do coração (insuficiência cardíaca). Mau funcionamento dos rins: pessoas com mau funcionamento dos rins podem apresentar alterações na função renal. Deficiência do fígado: o medicamento deve ser usado com cuidado por pessoas com deficiência do fígado (insuficiência hepática) leve a moderada e não deve ser usado em pacientes com deficiência grave do fígado. Pacientes utilizando sequestradores de ácidos biliares devem tomar a dose do medicamento preferencialmente 4 horas antes da dose do sequestrador. Pacientes utilizando anti-inflamatórios não esteroides: o uso conjunto pode levar à piora da função dos rins. Informe seu médico se você faz uso de outros medicamentos para reduzir a pressão, lítio ou alisquireno. O uso do medicamento durante a amamentação deve ser avaliado pelo médico. Alterações em exames laboratoriais: podem ocorrer. Angioedema intestinal foi relatado e deve resultar na descontinuação do medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
OLMESARTANA MEDOXOMILA + BESILATO DE ANLODIPINO deve ser utilizado por via oral e em geral pode ser tomado com alimentos ou junto com outros medicamentos. A alimentação não influencia na ação do medicamento. É importante respeitar a orientação do médico e não utilizar o medicamento sem seu conhecimento, pois pode ser perigoso para a saúde. Alguns cuidados devem ser tomados no início do tratamento, como atenção à queda repentina da pressão, que pode causar tontura. Se isso ocorrer, deve-se informar ao médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de olmesartana medoxomila + besilato de anlodipino pode causar angioedema intestinal, que é caracterizado por dor abdominal, náusea, vômito e diarreia. Essas ocorrências foram resolvidas após a descontinuação do medicamento. Também é importante observar que alterações no hemograma podem ocorrer durante o tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?