Onglyza 5MG com 28 Comprimidos

  • Fabricante: Astrazeneca Do Brasil Ltda - 60318797000100
  • Categoria: Diabetes
  • Princípio ativo: Saxagliptina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    ONGLYZA é indicado para melhorar o controle glicêmico de pacientes adultos com diabetes mellitus tipo 2, em monoterapia ou terapia combinada com outros medicamentos, como metformina, uma tiazolidinediona, uma sulfonilureia ou insulina, em associação com dieta e exercício. Nas combinações, é utilizado quando as terapias anteriores não proporcionam controle glicêmico adequado.

  • Como este medicamento funciona?

    ONGLYZA é um medicamento que atua sobre uma enzima de controle da liberação de glicose para o sangue: a dipeptidil peptidase 4 (DPP-4). ONGLYZA melhora o controle glicêmico de pacientes com diabetes tipo 2 em associação com dieta e exercício físico. Reduz a concentração de açúcar no sangue, especialmente após as refeições, e também entre as refeições; promove o aumento da secreção de insulina após as refeições e modera a produção de açúcar pelo fígado. É improvável que ONGLYZA isoladamente diminua a concentração de açúcar a um nível perigoso e cause hipoglicemia.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    ONGLYZA é contraindicado em pacientes com histórico de hipersensibilidade grave (reação alérgica), como anafilaxia ou angioedema, a qualquer inibidor da enzima DPP - 4 (ONGLYZA e outros medicamentos da mesma classe). Os sintomas de reação alérgica grave podem incluir: erupções cutâneas, aumento de manchas vermelhas na pele (urticária), inchaço na face, lábios, língua e garganta, podendo causar dificuldade em respirar ou engolir. ONGLYZA é contraindicado para pacientes com reações alérgicas a qualquer um dos seus componentes.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar ONGLYZA, é importante saber que este medicamento é contraindicado em pacientes com histórico de hipersensibilidade grave a qualquer inibidor da enzima DPP - 4. As reações alérgicas graves podem incluir anafilaxia ou angioedema. Também deve-se ter cautela em uso com medicamentos que podem causar hipoglicemia, como sulfonilureias ou insulina, pois pode ser necessária a diminuição da dose destes medicamentos. Em casos de estresse corporal, como febre ou cirurgia, o médico deve ser consultado para orientações sobre conduta medicamentosa adequada. É necessário informar ao médico se há problemas renais, e a dose de ONGLYZA pode precisar ser ajustada para pacientes com deficiência renal. O uso durante a gravidez e amamentação deve ser discutido com o médico. A segurança e eficácia em crianças não foram estabelecidas, e deve-se ter cuidado na seleção da dose para idosos. Também é importante informar ao médico sobre qualquer sintoma relacionado à insuficiência cardíaca e outras reações adversas, como pancreatite e artralgia.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O ONGLYZA deve ser utilizado em monoterapia (sozinho) ou como terapia combinada, associado a outro medicamento para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2, em combinação com dieta e exercício. Ele é indicado para melhorar o controle glicêmico em pacientes que não obtiveram controle adequado com a terapia anterior. A combinação inicial pode ser feita com metformina.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de ONGLYZA pode causar reações de hipersensibilidade grave, como anafilaxia e angioedema. Os sintomas podem incluir rupções cutâneas, urticária, inchaço na face, lábios, língua e garganta, o que pode causar dificuldade para respirar ou engolir. Além disso, foram relatados casos de pancreatite aguda, que se manifesta como dor abdominal intensa e persistente. Outros efeitos adversos incluem dor nas articulações (artralgia) e penfigoide bolhoso, que é uma doença autoimune caracterizada por bolhas na pele. Pacientes também devem estar cientes de que o medicamento pode causar hipoglicemia quando combinado com sulfonilureias ou insulina, e deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência cardíaca ou problemas renais.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.