OTOSPORIN ® é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de OTOSPORIN ® não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.
Como este medicamento funciona?
OTOSPORIN ® é uma associação de um anti-inflamatório corticosteroide, a hidrocortisona, e dois antibióticos, a neomicina e a polimixina B. Enquanto a hidrocortisona trata a inflamação do conduto auditivo externo, os antibióticos controlam a infecção bacteriana eventualmente a ela associada.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado nas seguintes situações: infecção do ouvido na região da orelha externa causada por fungos; infecção da orelha causada pelo vírus do herpes simplex, herpes zóster ou outras viroses locais; perfuração da membrana timpânica, suspeita ou confirmada; inflamações do ouvido médio; história de sensibilidade à canamicina, gentamicina ou outros antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos; hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado nas seguintes situações: infecção do ouvido na região da orelha externa causada por fungos; infecção da orelha causada pelo vírus do herpes simples, herpes zóster ou outras viroses locais; perfuração da membrana timpânica, suspeita ou confirmada; inflamações do ouvido médio; história de sensibilidade à canamicina, gentamicina ou outros antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos; hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano. NÃO INGERIR ESTE MEDICAMENTO.
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: O uso prolongado de hidrocortisona pode mascarar eventuais efeitos alérgicos produzidos pelos outros componentes ativos de OTOSPORIN®. Os corticosteroides podem mascarar alguns sinais de infecção e novas infecções podem se desenvolver durante o seu uso. O uso prolongado deste medicamento pode resultar em crescimento excessivo de fungos e bactérias não sensíveis à neomicina e à polimixina B. Informe ao seu médico se você tem alergia a algum medicamento, especialmente se é alérgico a antibióticos aminoglicosídeos. Devido ao potencial de toxicidade para o ouvido e nefrotoxicidade da neomicina, e ao potencial neurotóxico
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
OTOSPORIN deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15 °C a 30°C), em sua embalagem original. Após aberto, é válido por 14 dias. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Para usar OTOSPORIN, agite levemente o frasco antes do uso. Após a limpeza e secagem da abertura do canal auditivo, deite-se de lado, com a orelha afetada para cima, para a inserção das gotas. Mantenha-se nesta posição por, no mínimo, trinta segundos, para facilitar a penetração das gotas no meato acústico externo. Quanto à posologia, para adultos e crianças acima de 12 anos, devem ser inseridas três gotas de OTOSPORIN na orelha afetada, três a quatro vezes ao dia, por um período de sete a dez dias, ou conforme orientações médicas. Para crianças de 1 a 12 anos, devem ser inseridas duas gotas, nas mesmas condições. É importante seguir a orientação do médico e respeitar os horários, doses e a duração do tratamento, não interrompendo sem o conhecimento do profissional.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Em caso de esquecimento de dose, desprezar a dose esquecida e administrar a próxima dose.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As seguintes reações adversas foram associadas ao tratamento com OTOSPORIN ou com o uso tópico no ouvido dos constituintes deste medicamento: dor ou ardor, durante um ou dois minutos após a aplicação; perda auditiva, no caso de uso prolongado; nova infecção, por fungos ou por outros microrganismos resistentes à neomicina e polimixina B, em casos de uso prolongado ou por períodos repetidos; reações alérgicas, como vermelhidão, descamação, erupção cutânea, coceira, urticária, inchaço na face, tonturas e dificuldade para respirar.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há relato de superdose com OTOSPORIN. Caso surjam sinais ou sintomas de qualquer reação adversa decorrente de uma eventual superdose, o tratamento deverá ser imediatamente interrompido e o médico, informado. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.