Este medicamento está indicado para otite externa e outras inflamações que melhoram com corticoides e nas quais exista suspeita ou presença de infecção por bactérias.
Como este medicamento funciona?
Otosylase é uma associação medicamentosa para tratamento local das enfermidades da orelha (conduto auditivo externo).
Quando não devo usar este medicamento?
Otosylase é contraindicado nos casos de: hipersensibilidade (alergia) aos componentes da formulação; infecções da orelha causadas por fungos ou vírus e não tratadas; nos casos de herpes simples, vacina e varicela (catapora); nas perfurações do tímpano. Este medicamento não deve ser aplicado nos olhos, utilize-o apenas na orelha.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode produzir afinado da pele e tecidos subcutâneos. Os glicocorticoides podem mascarar alguns sinais de infecção e novas infecções podem aparecer durante o seu uso. O uso prolongado pode resultar em crescimento excessivo de bactérias e fungos não sensíveis. A administração de corticosteroides tópicos para crianças deve ser restrita a um curto período de tempo e à menor quantidade possível do produto. Em idosos, foram observados eventos adversos, como aumento da pressão arterial. Gravidez e lactação: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. O uso de Otosylase não é recomendado no primeiro trimestre da gravidez e, no segundo trimestre, deve-se avaliar os benefícios frente aos perigos potenciais ao feto. Interações medicamentosas podem ocorrer, e é importante informar ao médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O Otosylase deve ser mantido em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), protegido da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original e não utilize medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
A dose inicial usual é de três ou quatro gotas instiladas na orelha, de 2 a 4 vezes ao dia. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Em caso de esquecimento de dose, desprezar a dose esquecida e administrar a próxima dose. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que este medicamento pode causar incluem: hipersensibilidade; no sistema nervoso central: tontura, cefaleia (dor de cabeça), tremor, hipersônia (aumento exagerado do sono), paralisia facial, sensação de queimação, disgeusia (alteração do paladar), parestesia (sensações anormais de dormência, formigamento), sonolência; alterações visuais: irritação dos olhos, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, inchaço das pálpebras; distúrbios auditivos e vestibulares: dor na orelha, zumbido na orelha, diminuição da audição, distúrbios auditivos e desconforto auditivo; na pele: prurido (coceira), alterações na pele, alterações de pigmentação, dor no local de aplicação, dermatite acneiforme, rash, vermelhidão, nódulos na pele, sensação de ardor, irritação, secura, foliculite, hipertricose, dermatite alérgica de contato, infecção secundária e atrofia da pele; distú
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há evidência de que, excedendo as doses máximas recomendadas, obtenha-se maior eficácia. Portanto, doses maiores devem ser evitadas. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.