Este medicamento é usado para tratar crises parciais (convulsões simples, complexas e secundariamente generalizadas) e generalizadas tônico-clônicas. A oxcarbazepina pode ser utilizada isoladamente (isto é, monoterapia) ou em combinação com outros medicamentos antiepilépticos.
Como este medicamento funciona?
A oxcarbazepina pertence ao grupo de medicamentos denominados anticonvulsivantes ou antiepilépticos (medicamentos para tratar a epilepsia). Este medicamento atua mantendo as células nervosas "superexcitadas" sob controle, suprimindo ou reduzindo a frequência das crises. As crises epilépticas ocorrem devido a uma falha temporária na atividade elétrica do cérebro, resultando em atividade muscular desordenada. A oxcarbazepina é utilizada para tratar crises parciais (convulsões simples, complexas e secundariamente generalizadas) e generalizadas tônico-clônicas.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome este medicamento se você: É alérgico (hipersensível) à oxcarbazepina (substância ativa deste medicamento) ou eslicarbazepina (outra substância ativa relacionada à oxcarbazepina) ou a qualquer outro componente da formulação deste medicamento. Se isto se aplica a você, informe ao seu médico antes de tomar este medicamento. Se você acha que pode ser alérgico, peça orientação ao seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar este medicamento, siga cuidadosamente todas as orientações do seu médico. O risco de reações cutâneas graves em pacientes de origem chinesa Han ou tailandesa associado ao uso de oxcarbazepina pode ser previsto através de um teste de amostra de sangue. Informe ao seu médico se já apresentou sensibilidade incomum à carbamazepina ou a outros medicamentos, pois há chances de reações alérgicas à oxcarbazepina. Informe também se apresenta doença dos rins, doença grave do fígado, está tomando diuréticos, tem doença do coração, um baixo nível sanguíneo de sódio ou está tomando outros medicamentos. Mulheres que utilizam anticoncepcionais hormonais devem saber que a oxcarbazepina pode tornar o contraceptivo ineficiente. Se desenvolver sintomas como reações alérgicas, aumento na frequência das crises, sintomas sugestivos de hepatite, ou pensamentos de se machucar, informe seu médico imediatamente. O tratamento não deve ser interrompido abruptamente sem consulta médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A oxcarbazepina deve ser utilizada por via oral e é indicada para o tratamento de crises parciais (convulsões simples, complexas e secundariamente generalizadas) e generalizadas tônico-clônicas. Pode ser empregada isoladamente (monoterapia) ou em combinação com outros anticonvulsivantes. É essencial seguir as orientações do médico, que pode solicitar exames de sangue para monitorar a dose e a função do fígado durante o tratamento. Não interrompa o uso sem confirmação médica, para evitar a piora das crises.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não interrompa seu tratamento com oxcarbazepina sem primeiro confirmar com seu médico. Para evitar a piora repentina das suas crises, não interrompa seu tratamento abruptamente.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar reações alérgicas, tais como inchaço dos lábios, pálpebras, face, garganta, boca ou problemas respiratórios repentinos, febre com inchaço dos gânglios, rash ou bolhas na pele. Também pode ocorrer o desenvolvimento de reações cutâneas graves, como rash, vermelhidão na pele, formação de bolhas nos lábios, olhos ou boca, e descamação da pele acompanhada de febre. Outras possíveis reações incluem aumento na frequência das crises, sintomas sugestivos de hepatite (como icterícia), distúrbios circulatórios, pensamentos de se machucar ou de se matar e batimentos cardíacos rápidos ou irregulares.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você desenvolver qualquer um dos seguintes sintomas após iniciar o tratamento com a oxcarbazepina, informe ao seu médico imediatamente ou vá ao pronto-socorro mais próximo: reações alérgicas, aumento na frequência das crises, sintomas sugestivos de hepatite, ou quaisquer sintomas incomuns. Não interrompa seu tratamento com oxcarbazepina sem primeiro confirmar com seu médico, pois isso pode provocar a piora repentina das suas crises.