• Home
  • Bulas
  • Oxcarbazepina Ranbaxy 600mg com 30 Comprimidos

Oxcarbazepina Ranbaxy 600mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Ranbaxy Farmacêutica Ltda - 73663650000190
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Oxcarbazepina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    A oxcarbazepina é usada para tratar crises parciais (convulsões simples, complexas e secundariamente generalizadas) e generalizadas tônico-clônicas. A oxcarbazepina pode ser utilizada isoladamente (isto é, monoterapia) ou em combinação com outros medicamentos antiepilépticos, especialmente em casos de epilepsia mais grave.

  • Como este medicamento funciona?

    A oxcarbazepina pertence ao grupo de medicamentos denominados anticonvulsivantes ou antiepilépticos, usados para tratar epilepsia. Este medicamento atua mantendo as células nervosas "superexcitadas" sob controle, suprimindo ou reduzindo a frequência das crises. A epilepsia é um distúrbio cerebral que provoca crises devido a uma falha temporária na atividade elétrica do cérebro, levando a uma atividade muscular desordenada. A oxcarbazepina é utilizada tanto em monoterapia quanto em combinação com outros medicamentos antiepilépticos para controlar as crises.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não tome este medicamento se você: é alérgico (hipersensível) à oxcarbazepina (substância ativa do medicamento) ou eslicarbazepina (outra substância ativa relacionada a oxcarbazepina) ou a qualquer outro componente da formulação do medicamento. Se isto se aplica a você, informe ao seu médico antes de tomar oxcarbazepina.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Siga cuidadosamente todas as orientações do seu médico. Estas podem ser diferentes das informações gerais contidas nesta bula. O risco de reações cutâneas graves em pacientes de origem chinesa Han ou tailandesa associado ao uso de oxcarbazepina, carbamazepina ou compostos quimicamente relacionados, pode ser previsto através do teste de amostra de sangue desses pacientes. O seu médico informará se é necessário realizar este exame de sangue antes de tomar oxcarbazepina.

    Advertências e precauções: se já apresentou sensibilidade incomum (rash ou qualquer sinal de alergia) à carbamazepina ou a outros medicamentos. Se você for alérgico à carbamazepina, as chances de apresentar reações alérgicas à oxcarbazepina são de 1 em 4 (25%); apresenta doença dos rins; apresenta doença grave do fígado; toma diuréticos (medicamentos usados para ajudar os rins a se livrarem do sal e água através do aumento da quantidade de urina produzida); apresenta doença do coração, falta de ar e/ou inchaço de pés ou pernas devido ao aumento de fluido corpóreo; sabe que tem um baixo nível sanguíneo de sódio; está tomando outros medicamentos; é uma mulher que toma anticoncepcional hormonal, oxcarbazepina pode tornar o contraceptivo ineficiente. Portanto, você deve usar um método não-hormonal diferente ou adicional de contracepção enquanto estiver tomando oxcarbazepina

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    A oxcarbazepina deve ser usada de acordo com as orientações do seu médico, que é quem irá determinar a dose apropriada com base nas suas necessidades. Esse medicamento é utilizado para tratar crises parciais e generalizadas tônico-clônicas de epilepsia. Ele pode ser administrado isoladamente (monoterapia) ou em combinação com outros medicamentos antiepilépticos.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não interrompa seu tratamento com oxcarbazepina sem primeiro confirmar com seu médico. Para evitar a piora repentina das suas crises, não interrompa seu tratamento abruptamente.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    A oxcarbazepina pode causar os seguintes males: reações alérgicas como inchaço dos lábios, pálpebras, rosto, garganta e boca, problemas respiratórios, febre com inchaço dos gânglios, rash ou bolhas na pele. Além disso, podem ocorrer reações cutâneas graves, aumento na frequência das crises, sintomas sugestivos de hepatite (como icterícia), e sintomas de distúrbios circulatórios (como cansaço, falta de ar ao se exercitar, palidez, dor de cabeça, calafrios). É importante também estar atento a pensamentos de autolesão ou suicídio, e batimentos cardíacos rápidos ou irregulares. O uso da oxcarbazepina pode exigir monitoramento médico estrito devido a possíveis danos ao fígado.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.