• Home
  • Bulas
  • Paracetamolcodeina EMS 30 500mg com 24 Comprimidos

Paracetamolcodeina EMS 30 500mg com 24 Comprimidos

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Paracetamol,Codeina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O paracetamol 500 mg + fosfato de codeína 30 mg é indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições similares.

  • Como este medicamento funciona?

    O paracetamol + fosfato de codeína é uma combinação de dois analgésicos, codeína e paracetamol, que proporciona alívio de dores de intensidade leve a intensa.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não utilize paracetamol + fosfato de codeína se você apresenta alergia conhecida ao paracetamol, codeína ou a qualquer um dos outros componentes do medicamento. A codeína é contraindicada para dor em crianças abaixo de 12 anos e também para o tratamento da dor pós-operatória em crianças abaixo de 18 anos que foram submetidas à tonsilectomia e/ou adenoidectomia. Este medicamento é contraindicado em metabolizadores ultrarrápidos de CYP2D6, pois pode levar a sinais de overdose que incluem sonolência extrema, confusão ou respiração superficial. Além disso, é contraindicado em mães amamentando.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A codeína não é recomendada para dor em adolescentes de 12 a 18 anos de idade. Risco de morte em metabolizadores ultrarrápidos de codeína: Estes indivíduos convertem codeína em seu metabólito ativo, morfina, completamente e mais rápido que outras pessoas. Esta conversão rápida resulta em níveis sanguíneos de morfina maiores do que os esperados. Mesmo na posologia indicada, os indivíduos que são metabolizadores ultrarrápidos podem ter depressão respiratória fatal ou de ameaça à vida ou apresentar sinais de superdose (tais como sonolência extrema, confusão ou respiração superficial). Depressão respiratória e morte ocorreram em crianças que receberam codeína no período pós-operatório após tonsilectomia e/ou adenoidectomia e apresentavam evidência de serem metabolizadores ultrarrápidas de codeína. Crianças que são metabolizadores ultrarrápidos de codeína com apneia obstrutiva do sono quando tratadas com codeína para dor após tonsilectomia e/ou adenoidectomia podem ser particularmente sensíveis aos efeitos depressores respiratórios da codeína. A codeína é contraindicada em metabolizadores ultrarrápidos de CYP2D6. A codeína destina-se apenas para utilização a curto prazo. Não tome continuamente sem supervisão médica. A codeína é um agente opioide e apresenta risco de uso indevido e abuso. Pode ocorrer tolerância, dependência psicológica e/ou física com o uso prolongado e/ou de doses altas de <

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O paracetamol 500 mg + fosfato de codeína 30 mg é indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições similares. O uso deve ser feito de forma oral, e é recomendado para adultos e pediátricos acima de 12 anos.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento paracetamol + fosfato de codeína pode causar os seguintes males: sonolência extrema, confusão, respiração superficial devido ao uso em metabolizadores ultrarrápidos de CYP2D6, podendo ser fatal. O uso de codeína é contraindicado em crianças abaixo de 12 anos e em pós-operatório em crianças abaixo de 18 anos submetidas a tonsilectomia e/ou adenoidectomia. Os pacientes devem ser alertados sobre o risco de dependência psicológica e física com o uso prolongado ou em doses altas, e deve-se tomar cuidado no uso em pacientes com problemas respiratórios ou histórico de distúrbios respiratórios relacionados ao sono. O paracetamol pode causar dano hepático em caso de superdose e possui um alerta quanto à interação com álcool. Além disso, podem ocorrer reações cutâneas sérias, embora raras, como Síndrome de Stevens-Johnson.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Administrar mais do que a dose recomendada (superdose) pode causar dano hepático. Em caso de superdose, procure auxílio médico imediatamente. Um cuidado médico rápido é fundamental para adultos, assim como para crianças, mesmo se você não perceber nenhum sinal ou sintoma.