PARATRAM é indicado para alívio de dores de intensidade moderada a severa de natureza aguda, subaguda e crônica (com duração de pequeno, médio e longo prazo).
Como este medicamento funciona?
O início do alívio da dor é rápido (de 30 a 60 minutos) e, dependendo da intensidade da dor, o efeito analgésico dura por até 8 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar PARATRAM se apresentar uma das situações abaixo:
- Alergia ao tramadol, ao paracetamol, a opióides (como, por exemplo, codeína) ou a qualquer componente da formulação.
- Intoxicação por bebidas alcoólicas ou outros analgésicos (como, por exemplo, dipirona), hipnóticos (como, por exemplo, midazolam), opióides e psicotrópicos (como, por exemplo, lorazepam).
- Tratamento com medicamentos inibidores da monoaminoxidase e (IMAO, como, por exemplo, moclobemida) ou tratados com estes medicamentos nos últimos 14 dias.
- Dependência a opcióides.
Este medicamento é contraindicado para uso por crianças. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve informar seu médico caso: tenha epilepsia (distúrbio cerebral com ataques, convulsões e alteração da consciência); tenha problemas no fígado ou rins; tome medicamentos para depressão; consuma bebidas alcoólicas regularmente; tenha abdômen agudo (emergência cirúrgica devido a problemas no abdômen); apresente depressão respiratória; possa ter algum trauma cranio-encefálico ou hipertensão intracraniana (lesões na cabeça ou alta pressão dentro da cabeça). Durante o uso prolongado de PARATRAM, recomenda-se ingerir bastante líquido para evitar a prisão de ventre. O uso em idosos não apresentou alterações significativas em pacientes sem problemas nos rins e fígado. Este medicamento não foi estudado em pacientes com disfunção hepática grave e seu uso não é recomendado. O risco de convulsões aumenta com doses de tramadol superiores aos limites recomendados, especialmente se usados com outros medicamentos que possam reduzir o limiar da convulsão. Reações anafiláticas (reações alérgicas) podem ocorrer de forma séria e raramente fatal. É importante tomar cuidado, pois o medicamento pode modificar reações que necessitam de muita atenção, como dirigir veículos ou operar máquinas. Além disso, não deve ser utilizado com outros produtos contendo paracetamol e não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve conservar PARATRAM em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC), protegido da luz e da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve tomar PARATRAM® por via oral, engolindo o comprimido inteiro, em jejum ou após a ingestão de alimentos. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. Tomar de 1 a 2 comprimidos a cada 4 a 6 horas, de acordo com a necessidade para alívio da dor. Nas condições dolorosas crônicas, o tratamento deve ser iniciado com 1 comprimido ao dia e aumentado em 1 comprimido a cada 3 dias, até atingir a dose de 4 comprimidos ao dia. Depois disso, PARATRAM® pode ser administrado na dose de 1-2 comprimidos a cada 4-6 horas até o máximo de 8 comprimidos ao dia. Nas condições dolorosas agudas, o tratamento pode ser iniciado com a dose terapêutica completa com 1-2 comprimidos a cada 4-6 horas, até o máximo de 8 comprimidos ao dia. O limite máximo diário de administração de PARATRAM® é de 8 comprimidos por dia. Pacientes com disfunção renal: recomenda-se aumentar o intervalo entre as administrações de PARATRAM® de forma a não ultrapassar 2 comprimidos a cada 12 horas. Idosos: recomenda-se iniciar com a dosagem mais baixa. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastig
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você perder uma dose ou esquecer-se de tomar o medicamento, tome o mais rápido possível. Se estiver próximo da dose seguinte, aguarde a próxima dose e pule a dose esquecida. Não tome uma dose extra para compensar a dose perdida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As seguintes reações adversas poderão ocorrer com o uso de PARATRAM:
Reação muito comum (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento): náusea e tontura.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): sudorese, prurido (coceira), constipação (prisão de ventre), diarreia, anorexia (diminuição ou perda do apetite), boca seca, dor abdominal (dor na barriga), dispepsia (dificuldade de digestão), flatulência (gases), vômitos, sonolência, insônia, fadiga (cansaço), cefaleia (dor de cabeça), tremores, ansiedade, confusão, euforia (agitação), nervosismo, distúrbios prostáticos (alterações na próstata) e fogachos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso excessivo de PARATRAM, pode haver um aumento do risco de efeitos adversos, como convulsões, especialmente em pacientes que utilizam medicamentos que afetam a convulsão. É importante evitar doses superiores a 8 comprimidos por dia. Recomenda-se que o paciente procure orientação médica imediatamente.