PEN - VE - ORAL ® (fenoximetilpenicilina potássica) está indicado no tratamento de infecções leves a moderadas causadas por microrganismos sensíveis a este medicamento. Exemplos de infecções que costumam responder ao tratamento incluem: amigdalites, pneumonias bacterianas leves a moderadas causadas por pneumococos.
Como este medicamento funciona?
PEN - VE - ORAL ® (fenoximetilpenicilina potássica) é um antibiótico derivado das penicilinas, para uso oral que provoca a morte dos microrganismos sensíveis. Sua ação inicia-se minutos após a administração de uma dose, mantendo-se adequada por 6 (seis) a 8 (oito) horas.
Quando não devo usar este medicamento?
O uso deste medicamento é contraindicado em caso de alergia conhecida às penicilinas e/ou demais componentes da formulação. Também não deve ser administrado a indivíduos alérgicos às cefalosporinas. É contraindicado para menores de 12 anos de idade e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Reações sérias e ocasionalmente fatais de alergia foram registradas em pacientes tratados com penicilinas, especialmente em indivíduos com história de alergia a várias substâncias (incluindo asmáticos). Embora a anafilaxia seja mais frequente com a terapêutica injetável, há casos em que ocorreu com o uso oral de penicilinas. Caso ocorra reação alérgica durante o tratamento, este deve ser interrompido e um médico deve ser procurado. O tratamento das amigdalites bacterianas deve ser realizado por, no mínimo, 10 dias, para eliminar os microrganismos. É importante notar que as penicilinas devem ser administradas a mulheres grávidas apenas quando estritamente necessário, pois o efeito para o feto não é conhecido. Além disso, deve-se ter cautela ao administrar este medicamento a mulheres que estejam amamentando.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos de PEN - VE - ORAL (fenoximetilpenicilina potássica) devem ser deglutidos com um pouco de líquido. Pode ser administrado dentro das refeições; entretanto, obtêm-se melhores efeitos quando tomado com estômago vazio. A dose de PEN - VE - ORAL não é fixa e varia de acordo com a gravidade da infecção, podendo ser ajustada de acordo com a resposta clínica do paciente. As doses usualmente recomendadas para adultos e crianças acima de 12 anos são:
Infecções bacterianas leves a moderadas do trato respiratório superior (amigdalites, sinusites): 500.000 UI a cada 6 ou 8 horas por 10 dias.
Pneumonias bacterianas leves a moderadas causadas por pneumococos e infecções no ouvido: 400.000 a 500.000 UI a cada 6 horas, até que o paciente não tenha mais febre por pelo menos 2 dias.
Infecções leves a moderadas da orofaringe: 400.000 a 500.000 UI a cada 6 ou 8 horas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Use a medicação assim que se lembrar de que esqueceu uma dose. Se o horário estiver próximo ao que seria a dose seguinte, pule a dose perdida e siga o horário das outras doses normalmente. Não dobre a dose para compensar a dose omitida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Embora a incidência de reações às penicilinas orais ocorra em menor frequência do que com a terapêutica injetável, deve-se lembrar que todas as formas de hipersensibilidade, incluindo choque anafilático fatal já foram descritas. As reações adversas da fenoximetilpenicilina, agrupadas por frequência de ocorrência, são: Reações comuns ( >1/100 e <1/10): Sistema nervoso central: dor de cabeça; Sistema gastrintestinal: infecção oral por fungos – candidíase (sapinho); náusea; vômito; diarreia; Trato genital: infecção da vagina e/ou vulva por fungos (candidíase). Reações incomuns ( >1/1.000 e < 1/100): Pele: erupções cutâneas; rash; coceira; urticária; Sistema urinário: inchaço por retenção de fluidos; Sistema respiratório: falta de ar; Sistema gastrintestinal: dor abdominal; Reações de hipersensibilidade: reações anafiláticas (alérgicas graves); reação semelhante à doença do soro; edema de laringe; Sistema cardiovascular: pressão baixa; Reações raras ( >1/10.000 e < 1/1.000): Pele: reações alérgicas graves (sindrome de Stevens-Johnson; necrólise epidérmica tóxica; eritema multiforme); Sistema nervoso central: confusão mental; conv
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?