A pentoxifilina é indicada em: doenças oclusivas arteriais periféricas e distúrbios arteriais e venosos de natureza aterosclerótica ou diabética (ex. claudicação intermitente, dor em repouso) e distúrbios tróficos (úlceras nas pernas e gangrena); alterações circulatórias cerebrais (sequelas de arteriosclerose cerebral, como: dificuldade na concentração, vertigem e comprometimento da memória), estados isquêmicos e pós - apopléticos; distúrbios circulatórios do olho ou ouvido interno, associados a processos vasculares degenerativos e a comprometimento da visão ou audição.
Como este medicamento funciona?
A pentoxifilina 400 mg melhora as propriedades do fluxo sanguíneo. Este medicamento é rapidamente absorvido por via oral, atingindo níveis terapêuticos no sangue em 60 a 120 minutos.
Quando não devo usar este medicamento?
A pentoxifilina não deve ser utilizada nos seguintes casos:
- alergia à pentoxifilina, a outras metilxantinas ou a algum de seus excipientes;
- hemorragias maciças (risco de aumento da hemorragia);
- hemorragia retiniana extensa (risco de aumento da hemorragia);
- durante a gravidez.
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Ao primeiros sinais de reação anafilática/anafilactoide, a pentoxifilina deve ser descontinuada e o médico deverá ser informado. A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente. Verifique sempre o prazo de validade que se encontra na embalagem do produto e confira o nome para não haver enganos. Não utilize a pentoxifilina caso haja sinais de violação ou danificações da embalagem. Risco de uso por via de administração não recomendada. Não há estudos dos efeitos da pentoxifilina administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral. Durante a gravidez, a pentoxifilina não deve ser utilizada. Em lactação, deve-se avaliar cuidadosamente o risco/benefício antes de administrar. É necessária uma cuidadosa monitorização médica em pacientes com: arritmia cardíaca severa, infarto agudo do miocárdio, pressão sanguínea baixa (hipotensão), comprometimento da função renal, comprometimento severo da função hepática, tendência aumentada a hemorragias.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar, durante ou logo após as refeições, com um pouco de líquido (aproximadamente ½ copo de água). A dose usual é de 1 comprimido revestido de pentoxifilina 2 ou 3 vezes ao dia, via oral. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça de tomar uma dose, tome - a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Estas reações adversas foram reportadas em estudos clínicos ou pós-venda. As frequências são desconhecidas. Sistema/órgão/classe: Reação Adversa Investigações: elevação das transaminases, hipotensão (queda da pressão sanguínea); Distúrbios cardíacos: arritmia, taquicardia, angina pectoris; Distúrbios do sangue e sistema linfático: trombocitopenia (trombopenia).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?