Pepsamar é destinado ao tratamento da azia ou queimação decorrente de excesso de acidez no estômago.
Como este medicamento funciona?
Pepsamar ® é um medicamento que reduz o excesso de acidez no estômago. A ação antiácida de Pepsamar ® se inicia logo após a sua administração.
Quando não devo usar este medicamento?
Pepsamar ® não deve ser utilizado nos seguintes casos: se você for alérgico aos componentes da fórmula ou se apresentar: obstrução intestinal ou deficiência de fosfato. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência severa dos rins.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A ingestão de hidróxido de alumínio pode provocar a diminuição de fosfato no organismo, portanto você deverá manter dieta rica em fósforo durante o uso de Pepsamar. O hidróxido de alumínio não é bem absorvido pelo trato gastrointestinal e efeitos sistêmicos são raros em pacientes com função renal normal. No entanto, altas doses, ou uso prolongado, ou mesmo ainda em doses normais nos pacientes com dieta pobre em fósforo ou crianças menores de 2 anos, pode resultar em depleção de fosfato (devido à ligação alumínio-fosfato) acompanhada de aumento de reabsorção óssea e hipercalciúria com o risco de osteomalácia. Monitorização médica é recomendada em caso de uso prolongado ou em pacientes com risco de depleção de fosfato. O hidróxido de alumínio pode ser inseguro em pacientes com porfiria que estejam fazendo hemodiálise. O acúmulo de alumínio pode agravar os sintomas da doença de Alzheimer nos pacientes submetidos à diálise crônica. O hidróxido de alumínio pode causar prisão de ventre. Deve ser usado com cautela em casos de sangramento intestinal, prisão de ventre e presença de hemorroidas. O produto não deve ser utilizado por mais de duas semanas, sem prévia avaliação médica. Gravidez e amamentação: Não há estudos que comprovem a segurança de Pepsamar durante a gravidez. Estudos em animais indicam que existe baixo risco de toxicidade do
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Pepsamar ® deve ser mastigado ou dissolvido na boca antes de ser ingerido. Evitar a ingestão de Pepsamar ® comprimidos em doses superiores à posologia máxima por períodos maiores que 2 semanas, exceto sob acompanhamento médico. A posologia recomendada é de dois a quatro comprimidos mastigáveis, cerca de uma hora após as refeições e ao deitar, ou de acordo com orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar Pepsamar, recomenda-se retomar a utilização assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e continue com a posologia normal. Não use o medicamento em doses duplicadas para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Pepsamar ® pode causar prisão de ventre. Também pode resultar em diminuição de fosfato no organismo, especialmente com o uso prolongado ou em dietas pobres em fósforo, o que pode levar a osteomalácia. Além disso, pode causar acúmulo de alumínio, o que pode agravar sintomas da doença de Alzheimer em pacientes em diálise crônica. O medicamento deve ser usado com cautela em casos de sangramento intestinal e hemorroidas, e não deve ser utilizado por mais de duas semanas sem avaliação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo ou prolongado de Pepsamar pode alterar os resultados de alguns testes laboratoriais, como a dosagem de gastrina e de fosfato no sangue. Recomenda-se evitar a ingestão de Pepsamar em doses superiores à posologia máxima por períodos maiores que 2 semanas, exceto sob acompanhamento médico.