Perola com 84 Comprimidos

  • Fabricante: Organon Farmacêutica Ltda. - 45987013000134
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Desogestrel
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    PÉROLA é usado para evitar a gravidez.

  • Como este medicamento funciona?

    PÉROLA ® contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestagênio desogestrel. Por esse motivo, PÉROLA ® é chamado de pílula com progestagênio isolado, ou minipílula. Diferentemente das pílulas combinadas, as minipílulas não contêm um hormônio estrogênio associado ao progestagênio. A maioria das minipílulas age principalmente impedindo a entrada das células do esperma no útero, mas nem sempre impedem a maturação do óvulo, que é a ação principal das pílulas combinadas. PÉROLA ® é diferente das outras minipílulas porque apresenta uma dose que, na maioria dos casos, é alta o suficiente para impedir a maturação dos óvulos. Consequentemente, PÉROLA ® proporciona eficácia contraceptiva elevada.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres: com alergia a qualquer ingrediente da fórmula de PÉROLA®; com trombose, que é a formação de um coágulo em um vaso sanguíneo; que já teve icterícia ou doença grave no fígado e se a função do fígado ainda não tiver normalizado; que tem ou suspeita que tem um câncer sensível aos esteróides sexuais; com qualquer sangramento vaginal de origem desconhecida. Este medicamento também é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitam que possam estar grávidas.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    PÉROLA, como todos os anticoncepcionais hormonais, não protege contra infecções por HIV (AIDS) ou qualquer outra doença sexualmente transmissível. Informe ao seu médico antes de iniciar o uso de PÉROLA se você: já teve câncer de mama; tem câncer no fígado, uma vez que um possível efeito de PÉROLA não pode ser excluído; já teve formação de coágulo em um vaso sanguíneo (trombose); tem diabetes; tem epilepsia; tem tuberculose; tem pressão sanguínea alta; tem ou teve cloasma (manchas marrom-amareladas na pele, particularmente no rosto). Se PÉROLA for utilizado na presença de uma dessas condições, seu médico deverá observá-la cuidadosamente e poderá lhe explicar o que fazer.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de tomar um comprimido de PÉROLA, tome-o assim que lembrar. Se já estiver próximo do horário do próximo comprimido, não tome o comprimido esquecido e continue com seu esquema normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento PÉROLA pode causar os seguintes males: sangramento vaginal em intervalos irregulares, que pode ser mínimo ou semelhante a um período menstrual; cistos ovarianos, que geralmente desaparecem espontaneamente, mas podem causar pequenas dores abdominais; e trombose, que é a formação de um coágulo que pode bloquear um vaso sanguíneo, podendo causar embolia pulmonar, uma situação que pode ser fatal. Além disso, há um risco aumentado de câncer de mama em usuárias de anticoncepcionais hormonais, incluindo o PÉROLA, embora esse risco diminua após a interrupção do uso. Caso ocorra sangramento abundante ou prolongado, recomenda-se consultar um médico.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.