Phitóss ® é indicado como expectorante no alívio da tosse produtiva.
Como este medicamento funciona?
Phitóss ® atua como expectorante, promovendo a eliminação do muco e aliviando os sintomas da tosse e da congestão.
Quando não devo usar este medicamento?
Phitóss não deve ser utilizado em casos de: Hipersensibilidade (alergia) ao extrato seco de Hedera helix L. ou a plantas da família Araliaceae ou aos outros componentes da fórmula. Crianças menores de 2 anos de idade, devido ao risco de agravamento de sintomas respiratórios.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Tosse persistente ou recorrente em crianças entre 2 - 4 anos de idade requer diagnóstico médico antes do tratamento. O uso concomitante com antitússicos como a codeína ou dextrometorfano não é recomendado sem orientação médica. Recomenda-se precaução em pacientes com gastrite ou úlcera gástrica. Se ocorrer dispneia, febre ou expectoração purulenta, um médico ou um farmacêutico deve ser consultado. Pacientes com intolerância hereditária à frutose devem ser avaliados antes de sua utilização. Não foram relatadas interações com medicamentos até o momento. Não existem dados de segurança durante a gravidez e amamentação, portanto, seu uso nesse período deve ser evitado. Não há dados disponíveis referente aos efeitos sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Expectorantes devem ser utilizados com cautela em crianças menores de 2 anos de idade e somente com orientação médica. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Phitóss deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 e 30º C), protegido da luz e umidade. Nestas condições, este medicamento possui prazo de validade de 36 meses a partir da data de fabricação. Após aberto, válido por 3 meses. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Meça a quantidade correta utilizando o copo medida ou a seringa dosadora. Para adolescentes, adultos e idosos: ingerir 7,5 mL, 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas (12,6 mg de hederacosídeo C). A dose diária máxima não deve ultrapassar 15 mL. Para crianças de 6 a 12 anos: ingerir 2,5 mL, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas (6,3 mg de hederacosídeo C). A dose diária máxima não deve ultrapassar 10 mL. Para crianças de 2 a 5 anos: ingerir 2,5 mL, 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas (4,2 mg de hederacosídeo C). A dose diária máxima não deve ultrapassar 5 mL. Se os sintomas persistirem por mais de uma semana durante o uso do medicamento, um médico ou um farmacêutico deve ser consultado. Utilizar apenas por via oral. O uso deste medicamento por outra via pode causar a perda do efeito esperado ou danificar o usuário.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não tome a dose dobrada na próxima vez, mas continue o uso do medicamento conforme indicação médica ou indicado na bula. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Reações frequentes: reações gastrointestinais (náuseas, vômitos, diarreia) foram relatadas. Reações pouco frequentes: reações alérgicas (urticária, erupção cutânea, rosácea, dispneia) foram relatadas. Se ocorrer reações adversas não mencionadas acima, um médico ou um farmacêutico deve ser consultado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A superdosagem pode causar náuseas, vômitos, diarreia e agitação. Ao apresentar sintomas após o uso de uma dose acima da indicada, deve-se informar ao médico para tratamento sintomático. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 para mais orientações.