• Home
  • Bulas
  • Pitavastatina Calcica 4MG com 30 Comprimidos Revestidos Biolab Generico

Pitavastatina Calcica 4MG com 30 Comprimidos Revestidos Biolab Generico

  • Fabricante: Biolab Sanus Farmacêutica Ltda - 49475833000106
  • Categoria: Colesterol e Triglicerídeos
  • Princípio ativo: Pitavastatina Calcica
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Pitavastatina cálcica é indicada como terapia complementar à dieta, para reduzir os níveis elevados de colesterol total, “colesterol ruim” (LDL - C), apolipoproteína B, triglicérides e para aumentar os níveis de “colesterol bom” (HDL - C) em pacientes adultos com excesso de substâncias gordurosas no sangue. Pitavastatina cálcica só deve ser usada quando a resposta à dieta restrita de gorduras saturadas e colesterol, e outras medidas não farmacológicas forem inadequadas.

  • Como este medicamento funciona?

    A pitavastatina cálcica pertence à classe de medicamentos denominados inibidores da hidroximetilglutaril - coenzima A (HMG - CoA) redutase. Ela inibe a produção de colesterol no fígado (a maior fonte de colesterol no organismo) e aumenta a remoção do colesterol ruim do sangue pelo fígado, diminuindo o colesterol total. As concentrações plasmáticas máximas de pitavastatina são atingidas cerca de 1 hora após a administração oral.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Pitavastatina cálcica é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente desse produto, doença hepática (no fígado) ativa, mulheres grávidas ou em idade fértil, mulheres amamentando, e a coadministração com ciclosporina (por exemplo: Sandimmun Neoral®) e eritromicina. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Pitavastatina cálcica é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente desse produto, doença hepática ativa, mulheres grávidas ou em idade fértil, mulheres amamentando, e a coadministração com ciclosporina e eritromicina. Deve ser prescrita com cautela para pacientes com fatores de predisposição para miopatia, função renal comprometida, idosos ou quando usado concomitantemente com fibratos. Pacientes devem ser alertados sobre a possibilidade de miopatia e rabdomiólise, bem como sobre a importância de procurar um médico caso experimente dor, sensibilidade ou fraqueza muscular inexplicáveis. Este medicamento é classificado como Gravidez categoria X, e a segurança durante a amamentação não foi determinada. A lactação é contraindicada e recomenda-se o uso de métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento pitavastatina cálcica deve ser utilizado como terapia complementar à dieta, com o objetivo de reduzir os níveis elevados de colesterol total, LDL - C, apolipoproteína B e triglicérides, e aumentar os níveis de HDL - C em adultos com excesso de substâncias gordurosas no sangue. A administrar oral é recomendada apenas quando a resposta à dieta restrita de gorduras saturadas e colesterol, e outras medidas não farmacológicas forem inadequadas. É fundamental que pacientes com insuficiência renal moderada e severa recebam pitavastatina cálcica com cautela e em dosagens diferentes. Além disso, devem ser observadas as advertências e precauções a respeito de miopatia e eficácia em pacientes idosos.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar este medicamento, deve tomá-lo assim que se lembrar. Contudo, se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome o esquema de administração habitual. Não use dose dupla para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os males que este medicamento pode causar incluem miopatia e rabdomiólise, especialmente em pacientes com fatores de predisposição, função renal comprometida ou ao serem usados concomitantemente com colchicina. Também foram relatados aumentos nas enzimas do fígado e elevações transitórias durante o tratamento. É importante observar que dores, sensibilidade ou fraqueza muscular inexplicadas podem ocorrer e, se persistirem, o paciente deve procurar um médico. Além disso, a pitavastatina cálcica deve ser evitada em grávidas e mulheres em amamentação, pois pode causar malformações ao bebê.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.